Paróquia:

História da Paróquia
A Paróquia Santo Antônio de Itapira foi criada em 31 de agosto de 1958, tendo como seu primeiro vigário o Cônego Mateus Ruiz Domingues. Em maio de 1965, foram iniciadas as obras da atual matriz, sendo que neste mesmo ano foi realizado o solene lançamento da Pedra Fundamental, com a presença do Arcebispo de Campinas, Dom Paulo de Tarso Campos.

Em 12 de março de 1967 foi inaugurada a primeira parte igreja, que foi concluída totalmente apenas em 1970, tendo sua inauguração e sagração realizada no dia 8 de abril de 1973, com a presença de um grande número de fieis, em cerimônia presidida pelo então Arcebispo de Campinas, Dom Antonio Maria Alves Siqueira.

Itapira e toda sua comunidade católica ganhavam uma nova Igreja, construída em linhas modernas e que exibe logo na fachada, com cinco metros de altura, uma bela imagem do padroeiro, Santo Antonio, do escultor Lélio Coluccini. Suas linhas de concepção moderna se conjugam perfeitamente com a moldura arquitetônica formada pelo exterior do edifício.

A Igreja revela em todos os sentidos, uma união da arte com a fé. Sua decoração predomina no tema das mãos - mãos que suplicam , mãos que acolhem , mãos que realizam ... (Via Sacra das Mãos - também do escultor Lélio Coluccini).

A paróquia compreende atualmente uma uma região com cerca de 5 mil católicos.Dessa população, cerca 1200 pessoas presenciam semanalmente as missas na igreja Matriz Santo Antonio, onde cerca de 100 pessoas atuam como voluntários em atividades ligadas a Igreja.

Entre os principais padres que passaram pela paróquia, podemos citar:

- Padre Mateus Ruiz Domingues, de 1958 a 29 de setembro de 1973(+).
- Padre Paulo Nogueira, de 3 de fevereiro de 1974 até 20 de novembro de 1975.
- Frei Celestuio Cristofolini, de 23 de dezembro de 1975 a 26 de abril de 1976.
- Padre Sebastião Pacheco, de maio a junho de 1976.
- Padre José Veríssimo Sibineli, de 1976 a 1980.
- Padre José Júlio, até 1983.
- Padre Jascinto Domene Martins, de 1983 até 2001.
- Padre Pedro Maia Pastatana, de 2002 até 2009.
- Padre Ailton Cavicchioli Tiepo, de agosto de 2009 a julho de 2010.
- Padre Tadeu Francisco Bonetti, de 11 de julho à 22 de agosto de 2010.
- Padre Adriano Broleze, de 22 de agosto de 2010 à 08 de abril de 2012.
- Padre Edson Andretta, de 08 de abril de 2012 à 15 de Dezembro de 2013.
- Padre Tarlei Navarro Pádua Souza, desde 15 de Dezembro de 2013.

Fontes:
Revista da Diocese de Amparo
Jornal Tribuna de Itapira
Livro Tombo da Paróquia Santo Antônio
Mística da Paróquia
Tudo por amor, com amor e no amor:
Fraternidade
Acolhida
Comunidade
Vividos com espírito jovem:
Paixão
Beleza