Pastoral do Batismo:

O Santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: "O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra."

Coordenadores: João Lazaro Augusto de Godoy e Nadir Aparecida Fressatto de Godoy
Suplente: Ivo Stringuetti

Foto:

História da Pastoral do Batismo
Pastoral do Batismo
No dia 31 de Agosto de 1958 nascia a Paróquia de Santo Antônio, cujo primeiro batizado aconteceu no dia seguinte: Primeiro de Setembro de 1958 realizado pelo Pároco Pe. Matheus Ruiz Domingues e seus ajudantes eram: Angelo Ferla Neto, Flávio Zacchi e Ídalo Paschoal .
Com o passar dos anos a Pastoral foi crescendo e mais leigos também começaram a ajudar no Batismo:
Joaquim Vieira de Godoy, Anísio de Lima e sua esposa Maria José Gomes de Lima, Antônio Eduardo de Almeida e sua Esposa Maria José Venturini de Almeida e Abigail Pavinato Raveta.
Após o Concílio de Aparecida começou uma reorganização Pastoral:
Era preciso que a Pastoral do Batismo fosse visitar as famílias em suas casas.
Nessa época o Pároco era o Pe. Jacinto Domene Martins, no qual formou uma grande equipe para irem às residências fazer as preparações para os pais e padrinhos.
Os pais interessados em batizar seus filhos entravam em contato com a Secretaria da paróquia e após a inscrição o coordenador do batismo distribuía aos membros da pastoral as residências para serem realizadas as preparações.
A Pastoral do Batismo recebia apoio de Angelo Ferla Neto e sua esposa Irene Zacchi Ferla, no qual designou como coordenador na época: Márcio Alexandre Belli e sua esposa Ana Maria de Souza Belli, e seus membros eram: Sandro Belli e Nilsa Belli, Nivaldo Bonomelli e Maria Valéria Gomes de Moraes Bonomelli, João Carlos Castro e Elza Aparecida Costa de Castro, Rita de Cássia Marchezini Mazzer, Adelvino Eufrásio Barbosa e Marta Cecília Toledo Barbosa, Valdir de Oliveira e Zilda Cipoleta, Angelo Martuci e Célia Hermenegildo, José Augusto e esposa, Marcelo Corade e Sonia Corade, Salvador José Bacchin e Rita de Cássia Gomes Bacchim, Ivo Roberto Stringuette, Nicodemos de Arimatéia Pereira, Brás Lantin e Roseli Lantin, João Lázaro Augusto de Godoy e Nadir Aparecida Fressatto de Godoy e Rogério Curti e Soraia, Valdir Munhoz e Gleidemar, Paulo e Cristina, Chiquinho e Juliana, Antonio Bronzati, Rogério e Zoraide, Francisco José Mari e Glauci Machado, Francisco e Lourdes, Paulo Benedito e Cristina, José Augusto e Elizabete, Angelo Torrete e Sandra.
Com o passar do tempo outros Padres fizeram parte da história da Paróquia Santo Antonio e também novos membros da pastoral do Batismo: Tiago Ponces e Ariadne Mariana de Oliveira Ponces, Vagner e Maristela, Renata Rossi e André Rossi, Erno Fehlauer e Marliza Terezinha P. Fehlauer.
Nos dias atuais, com nosso Pároco Pe. Tarlei Navarro, a Pastoral realiza dois encontros de preparação com as famílias:
O primeiro encontro é realizado em grupos pequenos com as famílias duas vezes por semana.
1º Sábado: Ivo Roberto Stringuette
1ª Terça-feira: João Lázaro Augusto de Godoy e Nadir Aparecida Fressatto de Godoy (coordenadora)
2º Sábado: Rita de Cássia Marchezini Mazzer
2ª Terça-feira: Nicodemos de Arimatéia Pereira
O segundo encontro é realizado na Comunidade Menino Jesus de Praga no sábado que antecede a semana do batizado com todos os pais e padrinhos, pelos palestrantes que revezam mensalmente: Nivaldo Bonomelli e Maria Valéria Gomes de Moraes Bonomelli, João Carlos Castro e Elza Aparecida Costa de Castro, Nadir Aparecida Fressatto de Godoy e João Lázaro Augusto de Godoy, Adriana Martins de Araújo Iori e Eliséia Stringuetti Lamari.
Os Batizados são realizados no último domingo de cada mês, pelo Pároco Pe. Tarlei Navarro ou pelo Diácono Nivaldo Bonomelli , com o auxílio de : Maria Valéria Gomes de Moraes Bonomelli, João Lázaro Augusto de Godoy, Nadir Aparecida Fressatto de Godoy, Áurea Silvestre, Luís Alberto Lamari, Eliséia Stringuetti Lamari, Sr. Nadir Godoy e Amália Benedita Zancheta de Godoy.
Grupo de Canto: Idário Vieira Iório (violão), Valdecy Teodoro do Carmo (teclado), Adriana Martins de Oliveira Iori (salmista), Emilene Aparecida Lino do Carmo, Ariana Ágata do Carmo, Daniel Teodoro do Carmo e Amábile Noélli do Carmo(vocal) .
Coordenadores desde o Início da Pastoral:
* Márcio Alexandre Belli
* Adelvino Eufrásio Barbosa
* Nivaldo Bonomelli
* Tiago Ponces e Ariadne Mariana de Oliveira Ponces
* João Lázaro Augusto de Godoy, Nadir Aparecida Fressatto de Godoy (dias atuais)