Paróquia Santo Antônio - Itapira - Diocese de Amparo
 
 

DESTAQUES

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:

DESTAQUES

FOTOS EM DESTAQUE

 

Movimento Terço dos Homens:

As Orações do Grupo do Terço dos Homens da Paróquia se iniciaram em 02 de Fevereiro do ano 2011. Toda quarta-feira às 20:00 horas estamos presentes na Paróquia de Santo Antônio para Rezar o Terço. Venha você Também Rezar o Terço conosco, estamos te esperando!

'O ROSÁRIO É A VIDA DE CRISTO CONTEMPLADA COM O OLHAR DE MARIA'
"Maria é aquela que nos acompanha na escuridão da noite até o clarear do novo dia”

“QUANDO O HOMEM AJOELHA PRA REZAR, A TERRA TREME”!

Reuniões: Toda quarta-feira às 20 horas.
Coordenador: Rildo Luis da Costa
Suplente: Valdir Barassa

Foto:


História do Terço dos Homens

O Terço dos Homens, como o próprio nome já sugere, é a oração do terço realizada pelos homens. A missão deste terço é resgatar para o seio da Igreja de Cristo homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção.

Simples e Objetivo
Na maioria das reuniões do Terço dos Homens não há nada mais que a simples oração do Terço. Não há palestras, ou a celebração da Santa Missa, mas somente a oração do Rosário. Algo bem objetivo, ao modo masculino de fazer as coisas. Em alguns grupos mais organizados acrescenta-se a música e a contemplação dos mistérios enriquecida pela reflexão bíblica.
Apesar da simplicidade desta oração mariana, acontecem verdadeiras transformações radicais de vida onde homens abandonam seus vícios e passam a ser mais presentes, atentos e carinhosos em casa.
O convite geralmente é de um integrante a seu colega, de boca em boca, o qual vai se espalhando por toda comunidade, e com isto eles passam a ter mais responsabilidades e sentem a incoerência entre a vida de oração e os atos pecaminosos do dia a dia. Afinal, não estão indo à reunião por ir, por isso assumem uma responsabilidade de vida quando decidem participar do terço destinado a eles.

Como começou?
A origem do Terço dos Homens a nível mundial é desconhecida. No exterior, “há notícias de tais grupos ao menos desde 1912”. No Brasil, o Terço dos Homens foi fundado pelo Frei Peregrino, no dia 8 de setembro de 1936, no povoado Vila da Providência, hoje cidade de Itabi, no estado de Sergipe.
No Movimento de Schoenstatt, o Terço dos Homens começou a partir da iniciativa de um pequeno grupo de homens, que rezavam o terço na rua, enquanto suas esposas participavam das reuniões. Pouco tempo depois, sob a orientação do Padre Américo Vasconcelos, salesiano, e pelo zelo de Oneida Araújo da Silva, surgiu em 5 de março de 1997 o primeiro grupo do Terço dos Homens a nível paroquial, na capela de Nossa Senhora do Livramento, hoje transformada em Santuário Paroquial, em Jaboatão dos Guararapes (PE). Algum tempo depois, o Padre José Pontes conheceu a realidade desta paróquia, onde um grupo de homens rezava o terço. O Sacerdote achou a iniciativa interessante e experimentou-a no Santuário da Nova Evangelização, em Olinda. Foi então que o Terço dos Homens teve a sua grande valorização, integrando-se na fecundidade do Santuário e na força do Movimento da Mãe Rainha. O Padre Miguel Lencastre, falecido a 13 de janeiro de 2014, também foi um dos grandes incentivadores do Terço dos Homens. O Presbítero teve a iniciativa de criar a sigla THMR (Terço dos Homens Mãe Rainha), identificando em seus grupos as particularidades do Movimento de Schoenstatt.
Os grupos do Terço dos Homens continuam crescendo por todo país, aqueles do Movimento da Mãe Rainha e de muitas outras iniciativas independentes. Esta devoção mariana se tornou tão visível na Igreja e os seus frutos de conversão e de santificação tão abundantes, que levou Dom Gil Antônio Moreira a tomar uma decisão: “pessoalmente me interessei em apoiar todos os grupos, certo que estou do grande valor evangelizador e santificador de tal devoção”.

As Romarias
As romarias do Terço dos Homens ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida começaram a partir de 2008, e deram um extraordinário impulso ao movimento, com muitas outras iniciativas por todo o Brasil. Pouco tempo depois, o então Padre Darcy Niccioli, Reitor do Santuário, atual Bispo Auxiliar de Aparecida, sugeriu aos romeiros do Terço dos Homens solicitar à presidência da CNBB, a nomeação de Dom Gil como Bispo Referencial para o Terço dos Homens em nível nacional. O pedido foi prontamente acolhido pelo então Presidente, Dom Geraldo Lyrio Rocha, que o nomeou para esta missão.
A 10º Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário de Aparecida ocorreu dias 16 e 17 de fevereiro de 2018 e reuniu mais de 70 mil homens à Casa da Mãe Aparecida, se tornando a maior romaria recebida no Santuário Nacional.
Durante o evento Dom Gil Antônio Moreira falou: “Na primeira romaria nós tínhamos seiscentos homens e agora depois de dez anos nós temos essa multidão que não cabe mais dentro do Santuário. É uma multidão incalculável. Então, esse crescimento é uma grande bênção para a Igreja no Brasil. É um movimento que nasceu no meio dos leigos com o apoio da Igreja”.
A importância da oração do terço
A oração do terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece. Com a meditação do mistério redentor, também lembramos Maria de Nazaré, que assumiu a maternidade divina fazendo a vontade de Deus, dando-nos o Salvador. Este foi o jeito que o Pai escolheu para nos dar seu único Filho.
A oração do terço agrada o coração de Nossa Senhora. Cada Ave-Maria é uma rosa que ofertamos a ela, por isso a Santíssima Virgem cria um vínculo com aqueles que rezam. Seu amor maternal cultiva em nós a vontade de uma maior intimidade com ela por meio da oração. Os devotos de Maria estarão sempre firmes na fé, mesmo em meio à tribulação.
Fonte: Site http://catolicos.vialumina.com.br/index.php/o-que-e-o-terco-dos-homens/

Como começou na Paroquia Santo Antonio?

Em 28 Janeiro de 2011 o então pároco o Padre Adriano Brolezzi convocou para reunião alguns paroquianos amigos para uma conversa em um sábado.
O tema era a possível formação de um grupo de Terço dos Homens no qual ele tinha ouvido falar de outras paroquias e tinha a intenção de iniciar o mesmo movimento na paroquia. Foram convidados para esta reunião os senhores Nivaldo Bonomelli (hoje nosso Diácono Permanente), Fabio Fressatto de Godoy, Antonio Aparecido Storari e Jose Antonio Valverde.
Ao termino da reunião ficou decidido que na próxima quarta feira 02/02/2011 iria-se começar o terço, e que eles tinham como missão convidar o máximo possível de conhecidos homens, sendo paroquianos, vizinhos, parentes e até desconhecidos que tivessem o interesse de participar.
E desde então, todas as quartas feiras as 20:00hs há a reza do terço.
Nestes 7 anos já houve um pico de 80 homens rezando em um mesmo dia.
Nestes 7 anos houve mais de 200 participantes diferentes nas reuniões, sendo que hoje em 2018 a media de participantes é de 35 pessoas.
Esta diminuição se justifica em razão que o movimento da Paroquia Santo Antonio foi o primeiro, e a partir dela foram se formando outros grupos nas outras comunidades, o qual houve um deslocamento de integrantes para outras paroquias.
Hoje em 2018 há 7 grupos na cidade de Itapira, e em todas as paroquias, com uma reunião da cidade de Itapira uma vez por ano.

Falecidos

Nestes 7 anos do grupo do terço dos homes da paroquia Santo Antonio houve 12 integrantes assíduos que faleceram, que rezamos por eles todas as quartas feiras. Abaixo listo o nome deles, sabendo que posso ter cometido o engano de esquecer alguém que não foi tão assíduo, o que não o deixa de ter a mesma importância em nossas orações:

FTH - Sebastiao Avena
FTH - Paulo Donatti
FTH - Afonso Amorim (2014)
FTH - Nibinha (2014)
FTH - Seu Dito (2014)
FTH - Dr Lucio (2014)
FTH - Pedro Romano (2015)
FTH - Ricardo Passarela (2015)
FTH - Joao Rogato (2015)
FTH - Abilio Coradi (2016)
FTH - Joao Eduardo Longhi (2017)

Coordenadores

Nestes 7 anos estiveram como coordenadores representando o movimento perante ao CPP da paroquia os senhores:
Fabio Fressatto de Godoy (2011-2013)
Aristeu Di Salvi ( 2014-2015)
Rildo Luiz da Costa (2016-atual)

Outras atividades

Além do terço toda quarta o movimento participa em atividades na semana santa, como vigília e Via Sacra, e em outras datas pontuais durante o ano.
O grupo participa da romaria nacional em Aparecida desde 2012, sempre em fevereiro.
Nos últimos 2 anos, durante o mês de outubro estão fazendo uma peregrinação nas comunidades da paroquia.
 
 

DESTAQUES

Topo Direita

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber atualizações do nosso site:

DESTAQUES

VÍDEO EM DESTAQUE