Pastoral da Saúde:

- “Como quereis que os homens vos façam, assim fazei vós também a eles.” (Lc. 6,31)

O que é a Pastoral da Saúde?

É a presença e a ação em nome de Jesus Cristo, o Bom Pastor.
Ação que parte da fé, pelo anúncio e testemunho de toda a comunidade cristã, apoiando-se na graça divina que é dada nos sacramentos, na escuta da palavra revelada, na vida de oração.
Sua missão: o encontro com o doente, com sua família, com os profissionais da saúde, com as instituições de saúde e com pessoas sadias para fortalecer um cultura mais humana e cristã perante a dor, o sofrimento, a deficiência, a agonia, a morte, o luto e a defesa da vida.

Ação organizada pastoralmente da Comunidade de Fé.
Ser parceira / elo junto aos serviços Públicos da Saúde.
Atua na área da saúde, em três dimensões: solidária, comunitária e politico-institucional.
É a ação evangelizadora de todo o povo de Deus comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo da saúde a ação libertadora de Jesus, nas seguintes dimensões:
I – Solidária – Vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e comunidade (portadores do vírus HIV, AIDS, portadores de deficiências, drogados, alcoolizados, etc.). Visa atender a pessoa integralmente, nas dimensões físicas, psíquica, social e espiritual.
II – Comunitária – Visa a promoção e educação para a saúde. Relaciona-se com saúde pública e saneamento básico, atuando na prevenção das doenças. Procura valorizar o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular em relação à saúde.
III – Político-Institucional – Atua junto aos órgãos e instituições, públicas e privadas que prestam serviço e formam profissionais na área da saúde. Zela para que haja reflexão bioética, formação ética e uma política de saúde sadia.

Agente de Pastoral da Saúde

No passado – visitadora – Alguém com tempo para visitar enfermos – preparava a visita do padre.
No presente – agentes de pastoral cada vez mais preparados para exercerem uma pastoral missionária: o mistério do mal, do sofrimento e da morte – pastoral de apoio nos momento mais vulneráveis – domiciliar e também hospitalar – acompanhar, evangelizar, rezar e dar relação de ajuda ao doente, familiares e profissionais.

Exigências da Pastoral da Saúde

- Fazer em nome da Igreja – É uma pastoral que se deve ser feita em nome da Igreja e não pessoal e individualmente, pois se faz presente a solicitude da Igreja e da comunidade cristã no mundo da saúde e da enfermidade.
- Obra do Espírito Santo – É um trabalho de pastoral realizado em nome de Jesus Cristo, refletido e realizado à luz da palavra de Deus que orienta e ilumina todo trabalho pastoral.

Coordenadora: Lúcia Cêga