Santo Antonio de Pádua:

“Quem está repleto de Cristo fala várias línguas. As várias línguas são os vários testemunhos sobre Cristo, a saber: a humildade, a pobreza, a pasciência e a obediência; falamos estas línguas quando os outros as vêem em nós mesmos.” (Liturgia das Horas, leitura própria do Ofício das leituras: Dos sermões de Santo Antonio de Pádua)
Com estas palavras podemos ver resumida a vida e o exemplo de Santo Antonio de Pádua. Nascido de uma família nobre de Lisboa (Portugal) e batizado com o nome de Fernando, cresceu em meio as riquezas e ao luxo. Quando jovem, além de ser uma habilidoso cavaleiro, era muito inteligente, dado aos livros e dedicado aos estudos. Num determinado momento de sua vida sentiu o chamado para a vida religiosa e ingressou na Congregação dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, mas pouco depois da sua ordenação sacerdotal, transferiu-se para a Ordem dos Frades Menores (Franciscanos) com a intenção de evangelizar os povos da África.
Era um homem profundamente inquieto, não por faltar-lhe a paz, mas por querer sempre fazer a vontade de Deus. Essa inquietuide era motivada sobretudo pela sua luta interior contra a sobreba que sentia, pois por ser muito inteligente, versado nas escrituras e na teologia, sentia-se indigno de estar em meio a homens tão humildes, pensava ele. Mas a partir de uma vida de profunda oração, penitência e convivência fraterna, entendeu que a toda a sua cultura e erudição não era um mal, mas um bem precioso que deveria ser colocado a serviço através do ensino, sendo o primeiro professor de teologia na sua ordem, e, sobretudo, da pregação da palavra. E é justamente aí que recordamos a frase de Santo Antonio que dá início a esse texto.
A pregação de Antonio não era famosa somente pelas suas palavras, pela sua beleza estética, mas sobretudo porque todo o conteúdo da sua pregação era precedido pelo seu exemplo. A palavras, por elas mesmas, estão fadadas ao esquecimento e a morte. Dizia o próprio Santo Antonio em um dos seus sermões: “A palavra é viva quando são as obras que falam”; e mais adiante: “Estamos saturados de palavras, mas vazios de obras”. E foi aí que Santo Antonio se empenhou, dando exemplo aos seus irmãos, primeiramente, no trabalho, na oração e na vida interior, e também com os pobres e pequeninos, cuidando para que não fossem assolados pelos agiotas, exploradores de famílias carentes, que não tendo a possibilidade de quitar suas dívidas, prendiam os homens, chefes dessas famílias. Para ajudar tais famílias, Antonio e seus companheiros frades trabalhavam para quitar essas dívidas, a fim de trazer esses homens de volta para suas famílias.
Santo Antonio, com a sua vida, pregação e exemplo, nos dá um grande exemplo de santidade a ser copiado por nós. Não que devamos ingressar numa congregação franciscana e viver a pobreza, a castidade e a obediência na radicalidade. Mas podemos seguir o seu exemplo na condição em que nos encontramos, na vocação a qual nós somos chamados. Nenhum de nós está livre de viver a santidade se um dia quisermos estar com Deus no céu. Desse modo, devemos lutar para que o evangelho seja anunciado não somente com as nossas palavras, mas sobretudo com o nosso exemplo: no amor e na fidelidade a Deus e à Igreja, na freqüência a Santa Missa e aos sacramentos, na vivência das virtudes (humildade, perseverança, fidelidade, honestidade, pobreza no sentido de desapego e abnegação, e sobretudo no exercício da fé, da esperança e da caridade).
Eis que estamos às vésperas da grande festa de nosso padroeiro, na qual estaremos celebrando o dom de sua vida e de seu exemplo. Que possamos honrá-lo não só com os nossos cantos de louvor, mas também com a nossa vivência cristã de santidade e de amor a Deus, que levem outros a seguir o mesmo exemplo.
Santo Antonio, rogai por nós.
Autor: Seminarista Bruno Pereira Gandolphi