Campanha da Fraternidade 2012:

Tema: Fraternidade e Saúde Pública
Lema: Que a saúde se difunda sobre a terra. (Eclo 38,8)
A Campanha da Fraternidade surgiu durante o Concílio Vaticano II. Na América Latina, a reflexão sobre sua realidade levou a Igreja a enfrentar o desafio da pobreza e a necessidade de uma presença transformadora nas estruturas sociais. Os temas iniciais contemplaram mais a vida interna da Igreja e depois diante de tantos desafios sociais, diante de situações de injustiças, de exclusão e de crescente miséria, os temas se voltaram para situações existenciais do povo brasileiro.
A Campanha é um evento organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e a exemplo das campanhas anteriores, tem início na quarta-feira de cinzas e se intensifica durante todo o período da quaresma, mas também se prolonga pelo resto do ano difundindo e conscientizando toda a sociedade da realidade socioeconômica e político brasileira.
Neste ano nossa Igreja Católica nos propõe um tema atual para que possamos refletir durante o tempo da Quaresma. O objetivo é promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhorias no sistema público de saúde.
A saúde integral é o que mais se deseja. Há muito tempo, ela vem sendo considerada a principal preocupação e pauta reivindicatória da população brasileira, no campo das políticas públicas. Com esta intenção, a Igreja, nesta quaresma, à luz da Palavra de Deus, deseja iluminar a dura realidade da Saúde Pública e levar seus leigo-missionários a serem consolo na doença, na dor, no sofrimento e na morte. E, ao mesmo tempo, lutar para que os pobres tenham um atendimento digno em relação à saúde. Que ela de difunda sobre a terra, pois a salvação já nos foi alcançada pelo Crucificado.

Oração da Campanha da Fraternidade 2012

Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.

Amém.