ELEIÇÕES MUNICIPAIS: DIOCESE DISTRIBUI CARTILHA DE ORIENTAÇÃO:

A Diocese de Amparo estará distribuindo uma cartilha para orientação sobre as eleições municipais 2012. O texto que tem como título "Eleições municipais 2012: cidadania para a democracia" é assinado pelo: Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), Centro Nacional de Fé e Política "Dom Helder Câmara" (CEFEP) e pelas Pastorais Sociais da CNBB.

Nosso Bispo, Dom Pedro Carlos, envia no final da carta uma mensagem a todas as pessoas da Diocese e nela reforça que a decisão de acolher esse texto como base para orientações sobre as eleições desse ano foi também de todo o clero reunido. Procure a cartilha em sua paróquia e seja um cristão consciente. A cartilha será distribuída nas missas nesse final de semana (dia 30 de Junho e 01 de Julho).

Segue a mensagem de Dom Pedro na íntegra:

Prezados Diocesanos
Os eleitores dos municípios que compõem as onze cidades de nossa Diocese (Amparo, Águas de Lindóia, Holambra, Itapira, Jaguariuna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Mogi Mirim, Pedreira, Santo Antonio de Posse e Serra Negra), no dia 07 de outubro, serão chamados para eleger seu Prefeito e Vereadores. Esta Cartilha, recomendada pelos Bispos do Brasil, vem orientar os cristãos em vista das eleições. A Igreja Católica não faz política partidária, mas tem dever de participar porque está empenhada no bem comum e é formada de cidadãos e cidadãs.

Como comunidade católica devemos preparar este momento mobilizando a participação dos fiéis. Escolher um candidato é escolher um plano político, uma visão de homem e de cidadão, e escolher o futuro de sua cidade. Por isso o voto deve ser responsável, expressão de um antes, durante e depois.

Antes: examine a vida da pessoa em quem vai votar, veja se é temente a Deus, se não é corrupto e se está comprometido em trabalhar pelo vem do povo, respeitando o processo democrático. Ou se está somente em busca de poder para sí e seu partido. Vote só em quem defende a vida desde sua concepção até seu fim natural.

Durante: cote consciente naquele que você escolheu, sabendo que "voto não tem preço, te consequência".

Depois: inspecione e se informe do que está fazendo quem você elegeu, cobre a realização das promessas da campanha.

Exorto os católicos a não votarem em quem difama ou combate nossa Igreja Católica. Pode-se votar em um não católico que seja justo, mas que não seja inimigo da Igreja Católica. Na bíblia está escrito que ela "é coluna e sustentáculo da verdade" (1 Tm 3,15), mesmo com seus defeitos a Igreja é querida por Deus, nela atua Jesus Cristo.

Os padres de nossa Diocese reunidos em 02 de maio passado tomaram a decisão de adotar, o que consta nessa cartilha, como a orientação de nossa Diocese de Amparo, diante do momento eleitoral que estamos vivendo. Que isto sirva de ajuda e que Deus ilumine a todos.

Dom Pedro Carlos Cipolini
Bispo Diocesano de Amparo