Mensagem do Papa para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais:

Neste dia 24 de janeiro, em que a Igreja Católica comemora o Dia de São Francisco de Sales, foi divulgada a mensagem do Papa Bento XVI para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado anualmente na Solenidade da Ascensão do Senhor. Com o tema “Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”, a mensagem faz uma reflexão sobre a contribuição das redes sociais para a evangelização, num momento em que a Igreja utiliza as novas mídias sociais para levar a Palavra de Deus a todos os católicos.

Na Mensagem do Papa JMJ Rio2013, o Papa já tinha evidenciado a importância das redes sociais e das relações interpessoais: "Estamos passando por um período histórico muito particular: o progresso técnico nos deu oportunidades inéditas de interação entre os homens e entre os povos, mas a globalização destas relações só será positiva e fará crescer o mundo em humanidade se estiver fundada não sobre o materialismo, mas sobre o amor, a única realidade capaz de encher o coração de cada um e unir as pessoas".

No dia de hoje, também foi lançado o aplicativo "The Pope App", um programa para download em smartphones que mostra vídeos ao vivo de eventos de discurso do pontífice e notícias do Vaticano. Essa nova postura da Igreja de acolhimento do ambiente digital vem sendo vista desde dezembro, quando o Papa Bento XVI criou o seu Twitter. Com oito contas nesta rede social, as mensagens do Papa já atingem cerca de 2,5 milhões de seguidores.

Na JMJ Rio2013 os jovens do mundo inteiro viverão a experiência do discipulado através também das redes. Ressaltando que “as redes sociais digitais contribuem para a aparição de uma nova ‘ágora’, onde as pessoas partilham ideias, informações, opiniões e podem ainda ganhar vida novas relações e formas de comunidade”, o Papa Bento XVI destacou que estes espaços podem contribuir para favorecer formas de diálogo e debate.

“Se realizadas com respeito e cuidado pela privacidade, com responsabilidade e empenho pela verdade, podem reforçar os laços de unidade entre as pessoas e promover eficazmente a harmonia da família humana. A troca de informações pode transformar-se numa verdadeira comunicação, os contatos podem amadurecer em amizade, as conexões podem facilitar a comunhão. Assim as redes sociais tornam-se cada vez mais parte do próprio tecido da sociedade enquanto unem as pessoas na base destas necessidades fundamentais”, explicou.

Leia a mensagem na íntegra