Obrigado pela Acolhida:

Queridos irmãos e irmãs, da Paróquia Santo Antônio, as minhas primeiras palavras no dia da missa de posse, foi pedir permissão para naquela hora poder bater delicadamente a esta porta. Reproduzi as palavras do nosso querido Papa Francisco, pedindo primeiramente licença para entrar.“Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo”! Venho em seu Nome, para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração; e desejo que chegue a todos esta saudação: “A paz de Cristo esteja com vocês!”.
Pedi o apoio precioso de vocês, a fim de poder desempenhar o meu ministério em favor dessa mesma porção do Povo de Deus e reiterei dizendo ter necessidade desta ajuda.
Lembrei ainda que o Senhor nos quer gastando a nossa vida, para que seu povo tenha mais vida. Na certeza de que Deus conta conosco, pedi que escutassem o apelo do Senhor: Vós sois os meus braços na terra. É justamente isso; insistentemente Deus quer servir-se de nós, clérigos e leigos, protagonistas de uma nova evangelização, fazendo transbordar a sua graça divina.
E com certa ousadia, fiz novamente o convite: Vamos juntos preparar os caminhos do Senhor! É justamente esta a nossa vocação: ser instrumentos de Deus, pregar o evangelho a todas as criaturas. Deus quer que dentro de nós haja esta reta intenção de fazer ressoar sua voz na terra. Não há coisa mais bonita do que viver para anunciar o Reino de Deus, ter entusiasmo por Cristo, saber amá-lo e saber transmitir aos outros este amor.
Penso que, resumidamente nestas palavras iniciais, tentei transmitir o meu desejo de conhecê-los, amá-los em Cristo Jesus, poder contar com a ajuda, o apoio e que juntos possamos evangelizar, pois eu preciso de vocês e tenho ciência que o contrário também é verdadeiro.
Neste mês, completarei dois meses de presença nesta Paróquia. Agradeço ao Senhor a oportunidade de estar aqui e poder ser presença sacramental do Cristo pastor junto a vocês. Quero agradecer a acolhida sincera que recebi, pois isto demonstrou maturidade na fé e sinal de abertura para a comunhão. Confesso que estes momentos me fizeram muito bem, precisava perceber este apoio, e como filho de Deus já estou integrado à grande família comunidade.
Em meu coração saltam as palavras de Nosso Senhor: “Já não vos chamo servos, mas amigos”. Confio que a amizade é o caminho para possibilitar a vivência do mandamento do amor, pois acredito que “a amizade é uma virtude, ou, ao menos, vem acompanhada de virtude, e, além do mais, é o que há de mais necessário para a vida”(Aristóteles). Quero aqui confiar a continuidade de nosso esforço no caminho da amizade, fortalecendo ainda mais nosso testemunho na vivência do amor: “Que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei” (Jo 13,34), na certeza de que “onde há caridade e amor aí habita Deus”.
Possamos perceber que o Senhor se utiliza dos que vivem conosco para nos fazer melhores; sendo assim somos desafiados a lembrarmos, cotidianamente, que “a caridade é paciente, é bondosa; a caridade não é invejosa, não é arrogante, não se ensoberbece, não é ambiciosa, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda ressentimento pelo mal sofrido, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Cor 13, 4-7).
Amados (as) de Deus, um cristão vale o que vale o seu amor e que a nossa regra magna seja “pôr amor onde não há amor, na certeza de que colheremos amor” (São João da Cruz).
Rezem por mim, preciso de suas orações e saibam que já os tenho também, em minhas orações, principalmente na celebração de cada Eucaristia.
Obrigado pela sincera acolhida e nesse sentido termino invocando as bênção de Jesus, nosso amado Senhor, a você e à toda a sua família.
Pe. Tarlei Navarro