Ser Santo:

A santidade é uma conquista possível para todas as pessoas. Deus nos criou para sermos santos, isto é, Ele nos criou para viver numa perfeita união com Ele e com os irmãos. Portanto, ser santo é viver plenamente o amor a Deus, manifestando esse amor aos irmãos. Acontece que cada modelo de Igreja padroniza os seus santos. De acordo com a maneira de interpretar a vivência do amor a Deus é que se interpreta o caminho da santidade.

Para compreender, hoje, o que é ser santo, é preciso ver os critérios do Evangelho. É preciso compreender os ensinamentos de Jesus Cristo, para conhecer o caminho da santidade. Ser santo é viver plenamente o amor a Deus e manifestar esse amor aos irmãos. O Evangelho nos ensina que amar de verdade é fazer tudo para que nossos irmãos tenham vida e vida com dignidade.

Cristo manifesta o seu amor e a sua entrega por nós dizendo : “ Eu vim para que tenham vida e vida em plenitude”.(Jo 10, 10) Para nós, o caminho da santidade é o caminho da luta pela justiça e pela fraternidade em nosso mundo. Quem busca viver intensamente o Evangelho, quem defende o direito dos pobres, quem luta pela melhoria das condições de saúde, educação e trabalho, está colaborando com o plano de Deus iniciado por Jesus Cristo. Está assim, buscando ser de Deus, colocando-se a serviço dos irmãos.

O amor a Deus só é verdadeiro quando significa amor aos irmãos. É importante lembrar o que São João fala: “ Quem diz que ama a Deus, mas não ama o seu irmão, é mentiroso” (1 Jo 4,20).