O Amor Precisa de Tempo:

O amor precisa de tempo
Quem é impaciente não ama.
Quem é impaciente não ama. Quando li pela primeira esta frase - um ditado italiano - fiquei surpreso. O que tem a ver paciência com amor? Por que o impaciente é incapaz de amar? Mas o amor tem realmente a ver com esperar, suportar e tolerar.

O amante deixa ao amado tempo para crescer. Ele abre mão de modelar o outro a seu próprio gosto. Ele o toma como é. Ele o aceita, ele o tolera com todos os seus pontos fortes e fracos, com seus defeitos e limites. O impaciente tem certas idéias a respeito do outro. E acha que este deve imediatamente corresponder a elas. Quando chama a atenção do outro para defeitos, espera que este os corrija de imediato. Mas esta impaciência mata o amor.

É natural, porém, que tenhamos desejos em relação ao amado. Esperamos que continue crescendo e que possa deixar de lado alguns defeitos. Mas lhe damos tempo. Esperamos até que chegue o seu tempo. O impaciente acha que o outro poderia modificar-se imediatamente. Bastaria querer que as coisas iriam acontecer.

Atrás da impaciência há uma imagem estreita de pessoa: a pessoa tem de funcionar. Ela precisa mudar tudo imediatamente. Não se lhe deixa tempo para crescer e amadurecer. Há uma recusa de considerá-la em sua unicidade. Também defeitos e fraquezas podem ser alguma de amorável. Mas isto depende da minha visão. Se eu pacientemente deixar o outro ser como ele é, tomarei sempre mais afeição a ele em sua unicidade. E os defeitos e fraquezas já não serão tão importantes. Quando o coração se une ao coração do outro, as limitações não perturbam, praticamos a paciência e nos alegramos no ser do outro. Só quem é paciente consigo mesmo consegue deixar o outro ser o que é e amá-lo da maneira como é.
Este texto foi extraída do livro " O livro da Arte de Viver" do monge beneditino doutor em teologia Anselm Grün.