HOMILIA DE DOM PEDRO NA PASSAGEM DE ANO:

MARIA : SANTA MÃE DE DEUS E NOSSA

Hoje celebramos Jesus através de Maria. Quis Deus unir o destino de Maria ao destino de seu Filho Jesus, aquele que veio em nome de Deus para salvar. O nome Jesus quer dizer exatamente isto: Deus Salva!

A primeira leitura (Nm 6,22-27) nos fala de benção. Nós queremos iniciar o ano novo com a benção de Deus. Fazer descer a benção de Deus sobre nós é fazer descer a salvação, a alegria e a paz. É tudo o que nós queremos neste ano novo: saúde, paz e alegria. E Deus nos dá a sua benção: Jesus seu filho! Em Jesus nós temos a certeza de que Deus abençoa a humanidade.

Em Jesus temos todas as bençãos, temos a totalidade da benção que é o amor: salvação que vem de Deus (Ev. Lc 2,16-21). Através de Jesus Deus nos garante que podemos atingir a felicidade. Ele nos chama para receber Jesus, assim como chamou os pastores que o viram maravilhados. Os pastores glorificaram a Deus pelo dom maravilhoso que puderam contemplar: Jesus. A primeira consideração de hoje, a partir da Palavra de Deus é olharmos para Jesus e recebê-lo com gratidão. Jesus veio para todos e não só para um povo, o seu povo. Tanto é assim que a circuncisão foi abolida no Novo Testamento. Os primeiros cristãos perceberam que ela é um rito tribal, que servia somente para uma raça. Jesus veio para todos os povos. Qualquer pessoa de qualquer raça, pode fazer parte da Igreja que é o Novo Povo de Deus reunido por Jesus e consagrado pelo batismo.

Porém em segundo lugar, o próprio Evangelho nos apresenta a Mãe de Jesus Maria como personagem toda especial, pela missão que lhe foi confiada e pela atitude que ela tem diante desta missão. A segunda leitura ( Gl 4, 4-7), nos fala que na plenitude do tempo, quando Deus achou que era o momento, enviou seu filho nascido de uma mulher e esta mulher é Maria.

Maria recebeu a missão de ser a mãe do filho de Deus. É mãe de Deus enquanto Deus em Jesus se fez homem. A mãe é mãe da totalidade do ser que ela dá a luz, não é só mãe do corpo, mas de toda a pessoa. Ora Jesus é Deus e Homem verdadeiro, logo Maria é Mãe de Deus. O Evangelho nos apresenta Jesus sendo circuncidado e recebendo o nome de Jesus. São Pedro dirá: “Nenhum outro nome foi dado aos homens sob o céu pelo qual possamos ser salvos” (At 4,12). São Pedro, pedra fundamental da Igreja, é o primeiro arauto da eficácia deste nome sagrado que todos nós levamos pelo nosso batismo: somos cristãos, somos de Jesus Cristo. Os nomes de Jesus e Maria estão ligados, assim como estão ligadas suas vida, por um desígnio misterioso e maravilhoso de Deus.

Maria guardava no coração e meditava todos os mistérios que contemplava na vida de Jesus. Ela nos convida a fazer o mesmo, numa atitude orante e contemplativa. Maria recebeu Jesus, acreditou nele e o seguiu. Ela é a primeira na fé. Por ser a mãe de Jesus Cristo, cabeça da humanidade redimida, ela também, por vontade de Deus, se tornou mãe da humanidade redimida que é o corpo místico de Cristo. Assim Maria é mãe de Deus e nossa.

Tanto Jesus como Maria, nos convidam a trabalhar para que o Reino de Deus se faça realidade. Reino de Paz construído na verdade, liberdade, justiça e no amor, como dizia São João XXIII. Trabalhemos pela paz no dia a dia de nossa vida, nas nossas pequenas atitudes e afazeres. A paz é dom de Deus mas, é construção nossa também. Como nossas famílias, nossa sociedade e nossas comunidades precisam de paz! Paz que somente Deus pode dar.

Vamos pedir a paz em nome de Jesus. Ele disse: “O que pedirdes ao meu Pai em meu nome, ele vo-lo dará... pedi e recebereis” (Jo 16,23-24). A Igreja quando ora o faz em nome de Jesus. Todas as nossas ações também devem ser realizadas em seu nome de Jesus (cf. Cl 3,17) e acreditar na eficácia redentora deste nome sagrado. Que todos tenhamos um feliz e santo ano novo.

Fonte: http://www.diocesedeamparo.org.br/registrodiverso.asp?id=941