BISPO DIOCESANO MINISTRA AULA INAUGURAL DA ESCOLA TEOLÓGICA PARA AGENTES DE PASTORAL:

Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano de Amparo, ministrou a aula inaugural da Escola Teológica para agentes de pastoral da Diocese de Amparo nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, no centro de pastoral São João XXIII, em Amparo. O curso, com duração de dois anos e meio, vai ter aulas todas as sextas-feiras a noite. Os cem alunos, matriculados no curso de teologia foram selecionados pelos padres em suas paróquias.

De acordo com o diretor da Escola Teológica, padre Anderson Frezzato, o objetivo do curso é formar os leigos diocesanos, capacitando-os por meio de um suficiente conhecimento da ciência teológica para o exercício eficaz da ação pastoral em nossa Igreja Diocesana, a fim de participar de modo crítico-reflexivo e propositivo da sociedade e da comunidade eclesial na linha do discipulado e da missão. A oração inicial foi feita pelo diácono André Ricardo Panassolo, colaborador da Escola.

“O objetivo do curso de teologia que estamos oferecendo aos nossos agentes de pastoral é capacitá-los para que possam, à luz da fé católica, atuar nos espaços sócio-eclesiais e culturais, educando-os para o diálogo cultural, ecumênico, inter-religioso, para a comunicação e sensibilidade para com as questões ecológicas e da ética da vida”, completou padre Anderson.

Em sua aula inaugural, Dom Pedro Carlos falou da importância do conhecimento teológico na caminhada de fé. “É preciso saber interpretar as escrituras com um olhar mais teológico, com maior conhecimento, sabendo contextualizar os acontecimentos e fatos no tempo e espaço em que ocorreram e buscando o cerne para aplicar na realidade”, disse. “Nossos padres estão muito preparados para oferecer a vocês um curso de teologia muito sério e competente que, com certeza, irá auxiliá-los no amadurecimento da fé e na atuação em suas pastorais”, complementou o bispo.

A grade da Escola Teológica abrange áreas como Teologia Bíblica, Teologia Fundamental, Teologia Sistemática (DOGMÁTICA), Teologia Litúrgica e Sacramental, Teologia Moral, História da Igreja, além de seminários sobre Direito Canônico, Teologia e Metodologia Pastoral e Pastoral Urbana.

O cronograma completo e todas as informações sobre a Escola teológica podem ser encontrados no blog Escola Teológica