A Família é o primeiro lugar onde aprendemos a comunicar:

"Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor" é o tema da mensagem do Papa Francisco para o 49º Dia Mundial das Comunicações, a ser celebrado no dia 17 de Maio (Ascensão do Senhor), domingo que antecede Pentecostes.
Em seu texto, o papa reconhece a importância da família como lugar privilegiado para o aprendizado da comunicação, trazendo como exemplo a passagem bíblica do encontro de Maria com sua prima Isabel. O Papa Francisco faz um leitura orante desta passagem bíblica, sob a ótica da comunicação que se estabelece entre Maria, Isabel e o menino que estava sendo gestado em seu ventre.
Na mensagem, ele nos conduz a refletir que o ventre que nos abriga é a primeira "escola" de comunicação, feita de escuta e contato corporal, onde começamos a familiarizar-nos com o mundo exterior num ambiente protegido e ao som tranquilizador do pulsar do coração da mãe. Este encontro entre dois seres simultaneamente tão íntimos e ainda tão alheios um ao outro, um encontro cheio de promessas, é a nossa primeira experiência de comunicação. E é uma experiência que nos irmana a todos, pois cada um de nós nasceu de uma mãe.
A comemoração desse dia foi instituída pelo Concílio Vaticano II, com o Decreto Inter Mirifica, em 1963. E como ocorre todos os anos, por ocasião da festa litúrgica de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas, o Santo Padre divulga uma mensagem ao mundo para ajudar na reflexão e na celebração do Dia Mundial das Comunicações, na festa da Ascensão do Senhor.

Veja a Mensagem do Papa:

Mensagem Papa 49º Dia Mundial das Comunicações