FORMAÇÃO DOS SEMINARISTAS DIOCESANOS:

Duas importantes reuniões foram realizadas esta semana tendo como tema a formação dos seminaristas, tanto os do propedêutico bem como os do Seminário Maior São José em Pedreira (Filosofia e Teologia).

A primeira reunião foi realizada na segunda-feira, dia 25/05/2015 às 19h00, no edifício que será reformado para ser o Seminário Diocesano Propedêutico. Foi a primeira reunião da Comissão Pró-Reforma do "Coleginho" (antigo colégio das Irmãs Missionárias do Coração de Jesus, que ao deixarem a cidade de Itapira, doaram, a pedido de Dom Pedro Carlos, este edifício à Diocese, em um terreno de 2.029 m².) Dom Pedro Carlos esteve presente juntamente com Mons. Carlos Panassolo, vigário geral, Pe. Tarlei, Pe. Ildefonso e os leigos que compõem a comissão, inclusive uma engenheira e uma arquiteta.

O projeto de reforma está pronto e a reforma está orçada em aproximadamente R$ 500.000,00. É de se notar que até agora a formação dos propedeutas é realizada em casas paroquiais não tendo ainda um seminário ou casa de formação própria.

A segunda reunião foi realizada na matriz da paróquia Santo Antonio, ao lado do futuro Seminário Propedêutico, no dia 28/05/2015 às 09h30. Contou com a presença de Dom Pedro Carlos Cipollini, Mons. Carlos, vigário Geral e os padres que recebem seminaristas para o trabalho pastoral de final de semana. Quem coordenou a reunião foi o reitor do Seminário Diocesano São José, Pe. Edson Luiz Andretta.

Nosso Seminário São José conta com 15 seminaristas cursando filosofia e teologia na PUC-Campinas.

Na reunião entre os muitos assuntos tratados referentes à formação pastoral dos seminaristas, tema central da reunião, foi apreciado o Diretório de Formação da Diocese que já está dando seus bons frutos e ajudando a direcionar o processo formativo.

Fotos: