DIOCESE JÁ TEM SEU DIRETÓRIO ADMINISTRATIVO-ECONÔMICO-FINANCEIRO:

Desde o dia 24 de maio a Diocese de Amparo conta com seu "Diretório Administrativo Financeiro". O mesmo foi entregue oficialmente pelo Bispo Diocesano no evento celebrativo de Pentecostes, que reuniu fiéis de toda a Diocese.

Representantes de cada CAEP das trinta e duas paróquias da Diocese, juntamente com seu pároco receberam o documento.

Seguem abaixo a reprodução o decreto do Bispo sancionando o Diretório e a apresentação feita pelo Ecônomo e Procurador, Pe. César Domingues de Oliveira:

"No ano de 2009 foram aprovadas e adotadas em nossa diocese, de forma simples, as Diretrizes Diocesanas para a Administração. Com o passar do tempo se tornou necessária uma revisão e complementação destas diretrizes. É esse o objetivo deste Diretório.

Quem foi constituído como administrador e gestor dos bens da Igreja em alguma de suas parcelas (cân. 1254), deve ter consciência de seus atos, ter competência para tal, prestar contas e saber que administrar é sobretudo organizar, e que o primeiro passo para administrar bem é ter uma atitude proativa.

O que você tem em mãos é uma ferramenta de gestão, destinada especialmente aos padres que estão à frente das paróquias, quer como párocos, quer como administradores paroquais, e também aos membros do CAEP e dos Conselhos de Comunidades.

Toda e qualquer dúvida referente aos itens elencados neste Diretório deve ser esclarecida pelo MANUAL DE PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS, editado pela CNBB (328 páginas), e que contempla de forma mais abrangente e completa todos os assuntos relacionados à organização administrativa da Diocese, recursos humanos, procedimento contábil, financeiro, patrimônio, departamento jurídico, etc. O referido manual, já entregue às paróquias, encontra-se disponível na Cúria Diocesana. O presente Diretório pretende ser uma síntese dos principais assuntos abordados nesse manual, com a finalidade de facilitar sua compreensão e prática.

Que a administração de cada organismo de nossa Diocese, em especial das paróquias, possa estar de acordo com a missão da Igreja, missão de iluminar, começando pelo bom exemplo e dedicação, também na área da administração.

Pe. César Domingues de Oliveira
Ecônomo e Procurador"