NOVO COORDENADOR DIOCESANO DE PASTORAL: PADRE ANDERSON FREZZATO:

Desde o dia 24 de maio a Diocese de Amparo tem um novo Coordenador de Pastoral, Padre Anderson Frezzato. Em reunião da Coordenação de Pastoral realizada na Cúria Diocesana dia 12 de maio de 2015, ficou decidida (após concluída a reflexão iniciada na Reunião do Conselho de Presbíteros realizada na Cúria Diocesana dia 05/05/2015), a troca do Coordenador diocesano de Pastoral e a liberação do novo coordenador de pastoral de encargos que acumula, a fim de poder exercer melhor esta nova função.

Pe. Anderson, pároco da Catedral Diocesana assumiu o cargo, sucedendo o então Mons. Carlos Roberto Panassolo (que acumulava o cargo de Vigário Geral além de Coordenador de Pastoral há alguns meses). Mons. Carlos estava como Coordenador de Pastoral desde a chegada de Dom Pedro e coordenou nestes anos o processo participativo de elaboração do Primeiro Plano Diocesano de Pastoral, que está em vigor e teve seu tempo de vigência prorrogado por mais três anos.

Padre Anderson, foi apresentado como novo Coordenador de Pastoral ao Conselho de Pastoral Diocesano reunido dia 16 de maio no Centro de Pastoral Diocesano e tomou posse no evento de Pentecostes, presidido por Dom Pedro e realizado na Matriz de Santa Maria em Jaguariúna, no domingo de Pentecostes. Evento que contou com mais de quatrocentos fiéis, agentes de pastoral vindos de todas as paróquias da Diocese.

Para que o novo coordenador de pastoral possa exercer melhor este cargo exigente e empenhativo, ele deixa o cargo de Vigário Forâneo, Diretor da Escola de Teologia para Agentes de Pastoral e Reitor do Seminário Propedêutico – que funciona na casa paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, e Cerimoniário Diocesano. Todos estes, cargos que Pe. Anderson acumulava.

A Forania Jesus Bom Pastor recebeu seu novo Vigário Forâneo na pessoa de Mons. Carlos Panassolo, pároco da Paróquia São Sebastião em Amparo, empossado no mesmo Evento Diocesano acima mencionado.

A Escola Diocesana de Teologia, passou a ter como novo diretor o Pe. André Ricardo Panassolo, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Serra Negra, até agora colaborador de Pe. Anderson. Padre André Ricardo foi professor da rede pública de ensino, tem facilidade para coordenar, além de ter cursado Teologia na PUC-Campinas com excelente aproveitamento.

Como Reitor do Seminário Propedêutico (que atualmente conta com um aluno), para assumir a função no início do ano que vem ficou designado o Pe. Ildefonso Ribeiro Luz, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Prados em Itapira, onde passará a funcionar o curso propedêutico, enquanto se reforma a casa que a Diocese ganhou das Irmãs do Coração de Jesus Crucificado (Coleginho), no centro de Itapira. Pe. Ildefonso atualmente é professor de filosofia no Seminário Propedêutico.

Como Cerimoniário Diocesano assume o seminarista Rafael Spagiari Giron (estudante de teologia no segundo semestre do terceiro ano), Coordenador Diocesano da Pastoral Litúrgica e ajudante de Pe. Anderson na função. Rafael fez curso de especialização em Liturgia no Centro Universitário Dom Clemente Isnard (em parceria com a UNISAL - Campus Pio XI na Lapa em São Paulo). Faz seu estágio pastoral de dois anos como secretário episcopal, ajudando Dom Pedro nos finais de semana.

Após a nomeação de Dom Pedro para Bispo de Santo André-SP, dia 27 de maio de 2015, o Colégio Diocesano de Consultores foi convocado para uma reunião extraordinária dia 29 de maio de 2015 na Cúria Diocesana e confirmou estas decisões até a chegada do novo Bispo, quando o mesmo disporá de todos os encargos e nomeações, como é de praxe.

Que neste momento de transição possamos assumir com mais afinco as responsabilidades e rezar pelo novo bispo que Deus certamente já escolheu e que será revelado a nós em tempo oportuno.