As propriedades da Missa - São Vicente Ferrer:

As graças que alcança a pessoa que ouve a Missa devotamente são estas:
Primeira: Quem celebra a Missa reza especialmente por quem a ouve.
Segunda: Ouvindo a Missa se goza de maravilhosa companhia, porque na Missa está Jesus Cristo, tão grande como no madeiro da cruz, e por concomitância está também a divindade, a Trindade santa. Ademais, está na companhia dos santos anjos. E, segundo escreve um doutor, no lugar donde se celebra o santo sacrifício da Missa têm muitos santos e santas, especialmente por aquele: “São virgens que seguem o Cordeiro para onde quer que ele vá” (Ap XIV, 4).
Terceira graça que alcança a pessoa que ouve devotamente a Missa: Que lhe ajuda nos trabalhos e negócios. Lê-se de um cavaleiro, que tinha o costume de ouvir a Missa tomado de grande devoção, que certa vez saiu do mar com seus companheiros e estava se preparando numa capela para ouvir a Missa. Os companheiros lhe anunciaram que o navio ia dar partida e que se apressasse. O cavaleiro respondeu que primeiro queria ouvir a Missa. Por isso o deixaram em terra e o navio partiu. Depois de ter ouvido a Missa, o cavaleiro dormiu, e quando despertou se encontrou em sua própria terra. Depois de muitos dias chegaram os do navio , e se maravilharam ao ver-lo.
E de outros casos se lêem coisas maravilhosas. Ademais, a pessoa que ouve a Missa desgosta muito ao diabo; pois interrogado certa vez o que era o que mais lhe desagradava, respondeu que três coisas: os sermões, a saber, a palavra de Deus, a Missa e a penitência.
Quarta graça que alcança a pessoa que ouve a Missa devotamente: Que será iluminada nas coisas que há de discernir e determinar por sua inteligência. Diz-se de São Boaventura, da Ordem dos frades menores, que ajudava as Missas frequentemente e com muita devoção. E um dia, servindo a Missa, Santo Tomás de Aquino viu uma língua de fogo sobre a cabeça do dito frei Boaventura, o qual, daí para frente teve ciência infusa.
Quinta graça: Que a pessoa que ouve a Missa devota e benignamente, não morrerá esse dia de desgraça nem sem confissão.
Sexta graça: que na sua morte estarão presentes tantos santos quantas Missas tenha ouvido devotamente. Diz São Jerônimo que às almas por que está obrigado a rezar o que ouve a Missa – seu pai, sua mãe, seus parentes e benfeitores -, durante o espaço de tempo em que ouve a Missa, lhes serão as penas do purgatório. Diz Santo Ambrósio que depois que a pessoa tenha ouvido a Missa, tudo o que coma naquele dia fará mais proveito a sua natureza que se não houvesse ouvido a Missa. Se a mulher grávida ouve a missa, daráà luz sem grande trabalho, se o fizesse naquele dia.
Santo Agostinho escreve no livro De civitate Dei que a pessoa que ouve a Missa devotamente Nosso Senhor lhe dará nesse dia as coisas necessárias. A segunda graça que terá é que suas palavras vãs serão perdoadas. Terceira, que aquele dia não perderá nenhum disputa. Quarta, que ao mesmo tempo que ouve a Missa não envelhece nem debilita seu corpo. Quinta, que se morre nesse dia a Missa lhe valerá tanto como se houvesse comungado. Sexta, que os passos que dá indo e vindo da Missa, são contados pelos santos anjos e remunerados por Deus nosso Senhor. Ademais, mais vale uma Missa que se ouve em vida devotamente, que se depois da morte ouvira outras mil. Lê-se que ouvir Missa com devoção aproveita para remissão dos pecados e crescimento de graça mais que outras orações que o homem possa dizer ou fazer, pois toda a Missa é oração de Nosso Senhor e Redentor Jesus Cristo, infinitamente doce e piedoso, que é cabeça nossa e todos os fiéis seus membros. Diz São Gregório que ao mesmo tempo se celebra a Missa se perdoam os pecados dos mortos e vivos. E são João Crisóstomo escreve que vale tanto a celebração da Missa como a morte de Jesus Cristo, por a que nos redimiu de todos os nossos pecados. Finalmente, a salvação da humanidade está cifrada na celebração do Santo Sacrifício da missa, porque todo o esforço do malvado anticristo se orientará a tirar da Santa Madre Igreja este santo mistério, em que se administra o precioso Corpo de Jesus Cristo, em memória de sua santa paixão, por meio da qual os fiéis cristãos de boa vida, ainda que sejam ignorantes e sem ciência, poderão ver as astúcias e malícias do malvado anticristo e seus seguidores.

São Vicente Ferrer
(Extraído de “São Vicente Ferrer” Ed. B.A.C. )