Paróquia Santo Antônio - Itapira - Diocese de Amparo
 
 

DESTAQUES

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:

DESTAQUES

FOTOS EM DESTAQUE

 

Advento, o melhor da festa é a preparação.:

No domingo seguinte a Solenidade de Cristo Rei, a Igreja inicia mais um ano litúrgico, mais um novo período da sua vida. O ano civil se desenvolve através dos dias, meses, e estações, que não recordam nada, mas só refletem o ritmo do cosmo, isto é, a rotação diária da terra sobre si mesma, e a anual revolução em torno do sol do qual depende o alternar-se de luz e trevas, de calor e frio.
Enquanto a terra dará mais uma volta ao redor do sol, a Igreja dará mais uma volta ao redor do seu Senhor. É essa a vida da Igreja. Um ano é o intervalo em que a Igreja dá uma volta completa em torno de Jesus, celebrando todos os mistérios da sua vida. Domingo começaremos a viver novamente toda a história da salvação. A nossa vida é composta de 20, de 50, de 70 dessas voltas, de quanto o bom Deus nos conceda passar neste mundo. E em cada uma dessas voltas, e em cada dia desse percurso, é sempre Jesus, “o Sol nascente que nos veio visitar” que vai iluminando, aquecendo, dando sentido a nossa vida.
Seria suficiente receber luz somente uma vez? Certamente que não. Da mesma forma, também sabemos que não é possível conhecer uma pessoa num encontro de poucos minutos. Para que um rapaz e uma jovem se sintam encantados não é suficiente que se tenham encontrado uma única vez por ocasião de uma festa...; é necessário repetir os encontros para que cada um possa conhecer o coração do outro, para poder avaliar se conseguirão viver juntos; somente após um determinado tempo terão condições de tomar a decisão de constituir uma família. Da mesma forma não conhecemos Jesus num único encontro. Podemos e devemos ficar deslumbrados já a primeira vista, como tem acontecido com tantos nesses dois mil anos da história. Mas não basta, é necessário que o nosso amor ganhe sustância, que se interesse pelo Senhor – tanto quanto ele se interessa por nós – que cresça em conhecimento recíproco, em confiança...
Se, no decurso de um ano, só chovesse uma única vez, por acaso as lavouras produziriam alguma coisa? Não, com certeza. Para poder colher muito trigo, muito milho, muito feijão é preciso que haja sol e que chova muitas vezes, com regularidade.
A Igreja, que é nossa Mãe, quer que todos os instantes da nossa vida sejam iluminados pela luz do Mestre. Quer que entendamos sempre mais profundamente os seus ensinamentos: deste modo nossa vida inteira ficará fecundada pela graça do Senhor.
Por isso, a Igreja nos ensina que o advento lembra duas coisas: primeiro, que a presença de Deus no mundo já começou que ele já está presente de modo oculto; segundo, que a sua presença apenas começou, ainda não está consumada, mas ainda há de crescer, há de vir e há de amadurecer.
A sua presença já começou e somos nós, os fiéis, aqueles pelos quais ele quer estar presente no mundo. Pela nossa fé, esperança e amor, Ele quer fazer brilhar sempre a luz na noite do mundo. Esta claridade só quer e só pode continuar a brilhar se há luz naqueles que como cristãos continuam a levar adiante pelos tempos a obra de Cristo. A luz de Cristo quer iluminar a noite do mundo com a luz que somos nós.
Sendo assim, é bom lembrar que para quem gosta de festa, dizem que a melhor parte é a preparação. Usemos muito bem esse tempo tão especial da Igreja. Quem tem um bom advento, fez uma boa preparação, certamente terá um santo natal. No primeiro Natal da história, o Senhor não encontrou lar em Belém preparado para acolhê-lo. Nem nas hospedarias havia vagas para recebê-lo. Que neste Natal seja diferente, que o menino pobre que vai nascer, encontre lugar em nossos corações, e fique junto de nós em família. Que Ele encontre corações, muitos corações, que se preparem bem durante essas quatro semanas, que se purifiquem pela confissão, transbordantes de misericórdia, mensageiros da paz, ardentes de amor...
Aproveito para desejar a vocês um Santo Natal e um ano novo cheio da presença do Senhor!

Padre Tarlei Navarro
 
Comentários: Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário!
Imprimir
 
 
 

DESTAQUES

Topo Direita

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber atualizações do nosso site:

DESTAQUES

VÍDEO EM DESTAQUE