O Ódio traz Infelicidades:

O ódio traz infelicidades. O Perdão e o Amor geram Vida.

" Quem se vingar encontrará a vingança do Senhor, que pedirá severas contas dos seus pecados. Perdoa a injustiça cometida por teu próximo: assim, quando orares, teus pecados serão perdoados. Se alguém guarda raiva contra o outro, como poderá pedir a Deus a cura?
Lembra-te do teu fim e deixa de odiar. Pensa na Aliança do Altíssimo, e não leves em conta a falta alheia.

Não julgue e não serás julgado. Porque do mesmo modo que julgar, serás também julgado. E, com a medida que medir, serás também medido. Tira primeiro o cisco do teu olho e assim verás para tirar o do olho do teu irmão.

Porque se perdoar aos homens as suas ofensas, o Pai Celeste também te perdoará. Mas, se não perdoar aos homens, tampouco o Pai te perdoará.

Amai seus inimigos, fazei bem aos que te odeiam, orai pelos que te maltratam e perseguem. Assim, serás filho do seu Pai do Céu, pois Ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons e faz chover sobre justos e injustos.
"

Sopra sobre uma centelha e ela se abrasará

Cospe sobre ela e ela se apagará

(Eclo 28,1-9.14; Mt 5,44-45; 6,14; 7,1-2.5)

Odiar é perder a paz, revela a imaturidade da pessoa, é viver infeliz. Perdoar é atitude de pessoas sábias, maduras e evoluídas. O perdão é um ato de amor que impulsiona as pessoas envolvidas à experiência do amor de Deus, firmando nelas o propósito de enterrar um passado de erros e imaturo. Após a experiência do perdão as pessoas podem perceber o quanto cresceram, tornando-as mais felizes e realizadas.

Todos erramos, todos somos pecadores. Todos precisamos de misericórdia. Jesus retrata bem essa realidade em Mt 18, 21-35. Se podemos viver na alegria do amor, porque viver na angústia do ódio?

Autor: Claudio Augusto