Paróquia Santo Antônio - Itapira - Diocese de Amparo
 
 

DESTAQUES

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:

DESTAQUES

FOTOS EM DESTAQUE

 

AGENTES DA PASCOM PARTICIPARAM DE ENCONTRO DA SUB-REGIÃO PASTORAL CAMPINAS:

Imagem
Agentes da Pastoral da Comunicação da Diocese de Amparo participaram do I Encontro da Pastoral da Comunicação do Sub-regional Pastoral Campinas, em Limeira, no sábado, 4 de junho. Representaram nossa diocese no evento 18 agentes de diversas paróquias e o diácono Rodolfo Pasini, um dos assessores da pastoral.

Seis dioceses compõe a Sub-região Campinas: Amparo, Bragança Paulista, Campinas, Limeira, Piracicaba e São Carlos. Dom Sérgio Colombo, bispo da Diocese de Bragança Paulista e presidente da Sub-Região, presidiu a celebração logo no início da manhã. Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo diocesano de Limeira e referencial da Pascom, também saudou os participantes durante o encontro.

“É uma alegria me encontrar com vocês no encontro da Pastoral da Comunicação. E com certeza nós queremos fazer com que nossa vida, nossa Igreja, possa comunicar Jesus com carinho, verdade e vida, utilizando-se de todos os meios possíveis”, disse o presidente da Sub-Região incentivando os agentes a continuarem na caminhada, apesar dos desafios e dificuldades.

Dom Sérgio disse que a evangelização não deve ficar restrita a palavras e meios, e ressaltou a necessidade e alegria do anúncio do Evangelho. “Sejamos bons evangelizadores. Que o anúncio de Jesus não seja só por palavras sofisticadas, mas o anúncio de Jesus, quem fala, quem comunica, mais do que falar e comunicar está testemunhando. Como presidente da Sub-Região, eu quero dizer minha gente ‘vamos em frente’! Que bom que a nós é dada esta missão, que bom que nós podemos emprestar a nossa força, emprestar a nossa vontade, a nossa alegria para comunicar, para levar avante a missão de Jesus!”.

O evento com o tema ‘Pascom a Luz do Diretório de Comunicação’, contou com a presença do coordenador regional, padre Marcos Vinícius Clementino, que refletiu os documentos da Igreja sobre comunicação, os quais os agentes devem conhecer e se aprofundar para o melhor exercício do trabalho pastoral, especialmente o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, doc. 99 da CNBB, “leitura indispensável” ressaltou o coordenador. O jornalista Rafael Alberto conversou com os agentes sobre o Diretório e contou um pouco como é o dia a dia como assessor de imprensa do cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer.

“O encontro foi bom, estar com agentes da Pascom da nossa diocese e de outras é sempre uma alegria, porque podemos trocar experiências, aprender”, contou Gabrielle da Cunha, agente da Pascom na paróquia São José, em Mogi Mirim. Gabrielle ressaltou a importância da reflexão a respeito do Diretório de Comunicação. “Gostei da exposição e reflexão do padre Marcos e do Rafael, me fez refletir coisas que eu não tinha noção da importância e posso dizer que sai de lá com ideias para formar outros agentes da Pascom da paróquia e da forania”, disse.

Os agentes tiveram oportunidade de participar de oficinas a respeito de diversos assuntos inerentes a pastoral: Redação e Revisão de Texto, Comunicação e Liturgia, Mídias Digitais e Fotografia. As oficinas foram ministradas por Francine de Almeida, jornalista e apresentadora na Rádio Brasil Campinas, Diego Rodrigo, jornalista e seminarista da Diocese de Limeira, Fabiano Fachini, assessor de imprensa da Rede Século 21, Juracy Scaravatti, membro da pastoral diocesana de comunicação de Piracicaba, e Luiz Fernando Garcia, coordenador diocesano da Pascom de Limeira.

Para Marcelo Palmieri de Souza, agente na paróquia Nossa Senhora das Brotas, em Lindóia, o encontro foi muito proveitoso e serviu para estimular o trabalho que está se iniciando em sua paróquia. Giseli Cristina Santana Fanti, agente na paróquia Divino Espírito Santo, falou da dificuldade que a Pascom encontra, muitas vezes por ter equipes pequenas. “Pude perceber que as dioceses carecem dessa pastoral por ser ‘novidade’ no sentido da necessidade de comunicar, informar e registrar os momentos paroquiais”. Welligton Lombardi Ferrari, também da paróquia Divino Espírito Santo, compartilha de opinião semelhante. “Achei o encontro bem produtivo, consegui ver no que a Pascom precisa ajudar, e por ser uma pastoral nova na paróquia me ajudou a conhecer melhor o trabalho da pastoral”, completou.
 
Fotos:
Comentários: Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário!
Imprimir
 
 
 

DESTAQUES

Topo Direita

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber atualizações do nosso site:

DESTAQUES

VÍDEO EM DESTAQUE