RITUAL DA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA POR MINISTROS LEIGOS É DISTRIBUÍDO:

No domingo, 26 de junho, a Pastoral Litúrgica Diocesana, junto aos Ministros Extraordinários da Celebração da Palavra de Deus, realizou o estudo e a entrega do novo Ritual da Celebração da Palavra elaborado pela Pastoral Litúrgica Diocesana em comunhão com o bispo diocesano.

A tarde de formação contou com a presença de mais de 200 ministros leigos vindos de diversas paróquias de nossa Diocese de Amparo. O encontro foi realizado no salão da igreja Centenária de São Sebastião, na cidade de Amparo. Iniciou-se com a “oração” feita pela nova Coordenadora Diocesana da Pastoral Litúrgica, Elza Lazarini; na sequência, Pe. Anderson Frezzato, Coordenador de Pastoral, dirigiu uma palavra aos ministros presentes sobre a importância desse novo material e sobre a caminhada Pastoral de nossa Diocese. Na sequência, o seminarista Rafael Spagiari Giron, Assessor Diocesano da Pastoral Litúrgica, deu prosseguimento ao encontro. Durante a formação, Dom Luiz Gonzaga Fechio, bispo diocesano, também se fez presente exortando aos ministros para que tenham um “grande carinho pelas Celebrações da Palavra que realizam” e que recordem sempre deste grande ministério que foram a eles confiado pela Igreja, o de transmitir e celebrar a Palavra de Deus. Também se fizeram presentes o Pe. Carlos Panassolo e o Pe. José Siqueira.

A formação contou com dois momentos. No primeiro momento, Rafael falou sobre a preparação da “Reflexão” ou “Partilha” da Palavra de Deus por parte dos ministros leigos, ou seja, o momento em que eles refletem, junto à comunidade, sobre a Palavra de Deus que ouviram durante a Celebração (o texto dessa formação poderá ser acessado abaixo). Após o intervalo para o café, foi distribuído o novo Ritual da Celebração da Palavra de Deus com Distribuição da Sagrada Comunhão Eucarística para todos os ministros presentes; também foi visto cada parte e explicada a forma de se fazer a Celebração (esse Rito também poderá ser acessado no link abaixo). Ao final do encontro, os Ministros receberam o material que será entregue aos padres para a distribuição entre os que presidem a Celebração da Palavra.

Fotos: