Para Refletir: Jesus na família de Marta e Maria:

“Jesus entrou num povoado, e uma mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Ela tinha uma irmã. Maria, a qual se sentou aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava muito ocupada com os afazeres da casa”(Lc 10, 38-40).
A família que Jesus visita, descrita no texto, era composta por três irmãos; Marta, Maria e Lázaro. O último parece não estar presente nesse dia. É importante perceber que, aquela que recebe Jesus não tem tempo para ouvi-lo. Maria é quem senta aos pés de Jesus para ouvir a palavra. Jesus chama atenção de Marta com as preocupações e agitações. Isso resulta numa fé inabalável em Jesus, pois é ela que mais tarde se dirige a Jesus para contar da morte do irmão e a lamentar “Senhor, se tivesse estado aqui, meu irmão não teria morrido” (Jo 11, 21).
Marta naquele momento demonstra que não tem tempo para Jesus. Ela está preocupada com os afazeres da casa e outras agitações. Uma coisa que falta muito em certas famílias é o tempo para Deus. Por causa de tantos afazeres, preocupações como o consumismo, não temos tempo para rezar; para ir a missa, para ler a Bíblia, para devolver o dízimo, para cultivar a presença de Jesus na família.
O episódio de Marta e Maria leva a nos depararmos com a realidade de nossas famílias. Somo mais Marta ou Maria? Quando Jesus entra na nossa casa, temos que aproveitar para fazermos uma transformação na nossa família com seus ensinamentos.