Santa Efigênia:

Santa Efigêniaou Santa Iphigênia.
Protetora do Lar. Sua festa é celebrada no dia 21 de setembro.

Filha do rei da Etiópia, Eglipo, e da rainha Ifianassa, foi pedida em casamento pelo príncipe que sucederia o trono do rei Eglipo.

A jovem que já havia demonstrado a todos a sua real vocação, que era de adorar e louvar a Deus, não quis se casar. O príncipe pediu então ajuda ao Apóstolo Mateus (que teria anteriormente convertido a família real), para que intercedesse a seu favor junto à princesa. Diante da recusa de São Mateus, o príncipe mandou executá-lo. Santa Efigênia por sua vez doou todos os seus bens e mandou construir um santuário em memória do heróico São Mateus. O seu testemunho de fé, é ligado ao martírio deste santo no Martirológio Romano.

Além de protetora do Lar, Santa Efigênia é a padroeira dos militares. Em Belo Horizonte, Minas Gerais, há uma igreja em sua homenagem, a "Matriz de Santa Efigênia dos Militares".