São Judas Tadeu:

Festa: 28 de Outubro

São Judas Tadeu é irmão de Tiago e apóstolo de Jesus é um santo muitíssimo venerado no Brasil.Considerado como o santo das causas impossíveis. Pesquisas o apontam como o mais venerado santo no Brasil, depois de São Jorge,

Depois de recebido o Espírito Santo, teria iniciado sua pregação de Jesus na Galiléia. Passou para a Samaria e Iduméia e a outras localidades de população judaica. No ano 50, tomou parte no primeiro Concílio (assembléia de prelados católicos em que se trata de assuntos dogmáticos, doutrinários ou disciplinares), o de Jerusalém.

Em seguida, foi evangelizar a Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia. Neste país, recebeu a companhia de outro apóstolo, Simão. Além da Palavra, Judas Tadeu dava o testemunho de seu exemplo. Essa coerência de fé e de vida impressionou vivamente os pagãos que se convertiam ao Evangelho de Jesus, por meio de São Judas Tadeu.

Evidentemente, naquela época, isso acabou por provocar a fúria, inveja e despeito de falsos pregadores, de feiticeiros e de ministros pagãos. Foi uma pressão tão grande por parte dessa gente que acabaram por incitar parte da população contra os apóstolos. O movimento cresceu de tal forma que os apóstolos acabaram sendo trucidados com pauladas, lanças e machados. Isso, pelo ano de 70.

Assim, São Judas Tadeu foi mártir: mostrou que sua adesão a Jesus era tal, que testemunhava a fé com a doação da própria vida.

A imagem de São Judas tem o livro que é a Palavra que ele pregou e a machadinha com a qual foi morto.

O corpo de São Judas foi, primeiro, inumado numa igreja construída na Babilônia em sua honra. Mais tarde, o corpo foi transportado para Jerusalém, quando os maometanos se apoderaram da Pérsia. No ano de 800, o imperador Carlos Magno transladou as relíquias de São Judas Tadeu para a Basílica de S. Saturnino de Tolosa, na França.

Por fim, os restos mortais de São Judas froam definitivamente transferidos para Roma, para a Basílica de São Pedro, junto ao túmulo do chefe dos apóstolos. Majestoso e artístico altar, é muito procurado pelos fiéis devotos de São Judas.

A Igreja marcou a festa litúrgica de São Judas Tadeu junto com São Simão seu companheiro de apostolado e de martírio, na provável data da morte: 28 de outubro de 70.
Fontes: Wikipédia/Cade Meu Santo