Significado Bíblico do Arco-Íris:

Com a chegada do verão e as chuvas de fim de tarde, é comum a ocorrência do arco-íris no céu, um fenômeno óptico e meteorológico que ocorre quando a luz branca do sol é interceptada por gotas da chuva no céu.

Estas gotas de água no ar funcionam como muitos mini-prismas, separando a luz branca nas 7 cores do espectro: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.

Há muitas fábulas sobre o arco-íris, como a do pote de ouro, por exemplo, mas você sabe o seu significado bíblico?

Biblicamente, o arco-íris ou arco é sinal da aliança de Deus com Noé e todos os seres viventes após o dilúvio. Este texto está em Gênesis 9:

(11)Faço esta aliança convosco: nenhuma criatura será destruída pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastar a terra.”
(12)Deus disse: “Eis o sinal da aliança que eu faço convosco e com todos os seres vivos que vos cercam, por todas as gerações futuras:
(13) Ponho o meu arco nas nuvens, para que ele seja o sinal da aliança entre mim e a terra.
(14)Quando eu tiver coberto o céu de nuvens por cima da terra, o meu arco aparecerá nas nuvens,(15) e me lembrarei da aliança que fiz convosco e com todo ser vivo de toda espécie, e as águas não causarão mais dilúvio que extermine toda criatura.(16) Quando eu vir o arco nas nuvens, eu me lembrarei da aliança eterna estabelecida entre Deus e todos os seres vivos de toda espécie que estão sobre a terra.”
(17)Dirigindo-se a Noé, Deus acrescentou: “Este é o sinal da aliança que faço entre mim e todas as criaturas que estão na terra.”

Outra referência ao arco-íris aparece em Apocalipse, 10:

(1)Vi então outro anjo vigoroso descer do céu, revestido de uma nuvem e com o arco-íris em torno da cabeça. Seu rosto era como sol, e as suas pernas como colunas de fogo.

Fontes:
Wikipédia e Bíblia Ave Maria (http://www.bibliacatolica.com.br/).