Nossa Senhora de Guadalupe:

Festa: 12 de Dezembro.

Nossa Senhora de Guadalupe também chamada de Virgem de Guadalupe, é um culto mariano originário do México. É considerada pelos católicos a Patrona da Cidade do México (1737), do México (1895), da América Latina (1945) e Imperatriz da América (2000).

Por volta de 1531, conta a história que a Virgem Mãe de Deus apareceu ao piedoso índio asteca Juan Diego na colina de Tepyac, próximo ao México, intitulando-o embaixador de sua vontade.

Com muita afabilidade, a Virgem Mãe de Deus e da Igreja estimula Juan Diego a procurar o bispo da diocese, o frei Juan Zumárraga, e a solicitar a construção de um Santuário em sua honra.

A fim de verificar o ocorrido e valer-se de certeza antes da execução do Santuário, o bispo retardou em conceder uma resposta positiva, mesmo depois da segunda aparição.

Estando certo dia longe da colina de Tepyac, em busca de um sacerdote que administrasse os últimos sacramentos a seu tio, Juan encontra Maria pela terceira vez.

Durante o encontro, Nossa Senhora consolou Juan e assegurou o perfeito restabelecimento de seu tio. Entregou-lhe um manto com rosas e pediu que o levasse ao bispo.

Ao chegar ao encontro, o jovem índio despejou as flores e, no manto que carregava, apareceu uma linda pintura de Nossa Senhora. O bispo acompanhou Juan ao local designado por Nossa Senhora e depois foi junto com ele ao encontro de seu tio.

Este, já curado, revelou “Ela disse que sua imagem seria chamada Santa Maria de Guadalupe”. Depois deste acontecimento, a fama do milagre de Nossa Senhora de Guadalupe se espalhou por todo o território.
Padroeira do México e da América Latina