Árvore de Natal - Simbologia:

Um dos grandes símbolos do período natalino, a árvore de Natal simboliza, segundo a tradição da Igreja Católica, a vida. Mas, em meio a dias de expectativa para a chegada das festas de fim de ano, qual o dia adequado para montar a árvore?

De acordo com o padre Gustavo Haas, assessor de liturgia da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a árvore deve começar a ser montada no dia de 30 de novembro, quando se inicia o tempo do advento para a Igreja. Vale lembrar ainda que a árvore não deve ser montada toda de uma vez: o ideal é acrescentar enfeites e adereços aos poucos, durante as quatro semanas do advento, que é, para os católicos, tempo de preparação.

De acordo com o religioso, a preparação da árvore deve ser intensificada durante a última semana que antecede o Natal. "Até 16 de dezembro, tudo ainda é muito sóbrio, mesmo nas leituras feitas nas missas do advento. É só a partir do dia 17 de dezembro que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus, e se inicia um momento de maior expectativa. Esse é o momento, portanto, de intensificar a decoração da árvore", afirma.

A árvore de Natal, assim como outros enfeites natalinos, devem ser desmontados e guardados no fim do período de Natal, ou seja, no dia do Batismo do Senhor (segundo domingo de janeiro), porém muitas pessoas antecipam esta data para 06 de Janeiro, Dia de Reis.
Fontes: Site da G1 e outros sites.