Um pouco sobre São Paulo Apóstolo:

No dia 25 de Janeiro, a Igreja Católica celebra a conversão de São Paulo, apóstolo.

Neste ano paulino (2008-2009), onde comemoramos 2000 anos do nascimento deste importante apóstolo e missionário de Cristo, apresentamos um pouco da sua história:

Poucos anos após a morte e ressureição de Cristo, em torno do ano de 36 d.C, converte-se ao cristianismo o fariseu Saul (Saulo), famoso por perseguir os cristãos. Nascido em Tarso, na Cilícia, foi educador em Jerusalem, na escola de Gamaliel (At 22,3), onde pregava os conceitos mais tradicionais do judaísmo. Parece não ter conhecido Jesus pessoalmente, mas a visão do Cristo Ressucitado no caminho para Damasco (At 9, 3ss) foi para ele uma experiência similar a dos Apóstolos (Cor 15,5-8), que foram testemunhas da ressurreição de Cristo e pregadores do seu Evangelho.

Da mesma forma, Paulo, nesse momento, não só se converte à fé em Cristo, mas também se sente chamado por Deus para o ministério apostólico. Suas primeiras experiências como membro da Igreja nascente ele as descreve em Gl 1,15-2,10.
Apostolo das nações, pregou o Evangelho sobretudo aos pagãos, precorrendo em três viagens missionárias quase todo o Império Romano. Por toda parte lançava a boa semente, e de sua pregação surgiam comunidades, com as quais mantinha contatos através de suas mensageiros e também por correspondência.
Todas as suas cartas são escritas de ocasião, abordando situações concretas das comunidades e portanto, o querigma e a catequese anteriores. Daí a necessidade de se conhecer a vida das comunidades cristãs primitivas para melhor cmpreensão da mensagem paulina. Mas, em suas respostas, Paulo sempre se baseava em princípios que são válidos em qualquer época; além disso, muitos problemas antigos continuam atuais. Por isso, mereciam ser incluídas na Bíblia as cartas paulinas: elas possuem um valor perene.
Cartorze cartas, divididas em cinco grupos, são associadas ao nome de Paulo:

1) As duas cartas aos Tessalonicenses, escritas durante sua segunda viagem missionária, no ano 51, que são os textos mais antigos do Novo Testamento.
2) As"grande"cartas: aos Romanos, as duas aos Coríntios e a carta aos Gálatas.
3) As "cartas do cativeiro", escritas na prisão: aos Efésios, Filipenses, Colossenses e Filêmon.
4) As cartas "pastorais", dirigidas a chefes de comunidades: duas a Timóteo e uma a Tito.
5) A carta aos Hebreus que, sem ser obra de Paulo, pode ser atribuída a sua escola.

Nas longas e arriscadas viagens que fez "para levar a salvação até os confins da terra"(At 13,47), Paulo enfrentou perigos mortais e também a perseguição constante de seus irmãos judeus. Depois de muitas prisões e processos diante das autoridades, ele deu a vida por Cristo em Roma, na perseguição de Nero, no ano 67.
Fonte: Bíblia Sagrada de Aparecida, p. 1.682.