Nulidade Matrimonial - Papa pede Atenção :

Papa pede mais profundidade em processos de nulidade matrimonial

"É necessário prestar atenção a multiplicação exagerada de declarações de nulidade matrimonial sob o pretexto de uma qualquer imaturidade ou fraqueza psíquica do cônjuge", afirmou o Papa Bento XVI, nesta quinta-feira, 29, durante a inauguração do ano judiciário do Tribunal da Rota Romana, na Sala Clementina no Vaticano.

Segundo o Santo Padre, "o que está em jogo é a própria verdade sobre o matrimônio". O Papa chama a atenção dos agentes do direito sobre a exigência de tratar as causas com a devida profundidade que é pedida pelo ministério da verdade e da caridade que é próprio da Rota Romana. E recorda alguns princípios para discernir a validade do matrimônio sem confundir incapacidade e dificuldade.

"Uma verdadeira incapacidade", afirmou citando João Paulo II, "pode-se supor apenas na presença de uma forma seria de anomalia que - presente já no tempo no matrimônio – deve tocar substancialmente as capacidades de entender e de querer, e portanto a faculdade de escolher livremente o estado de vida. Anomalia que deve causar não só uma grave dificuldade, mas também a impossibilidade de enfrentar as tarefas inerentes as obrigações essenciais do matrimônio".

Para o Papa é necessário redescobrir positivamente a capacidade que, a princípio, cada pessoa humana tem de casar-se em virtude da sua própria natureza de homem e de mulher.

"De fato, corremos o risco de cair num pessimismo antropológico que a luz da atual situação cultural, considera quase impossível casar-se. À parte, o fato de que tal situação não é uniforme nas várias regiões do mundo, não se podem confundir com a verdadeira incapacidade consensual".

"As reais dificuldades em que se encontram muitos, especialmente os jovens, chegando a considerar que a união matrimonial é normalmente impensável e impraticável. Antes, a reafirmação da inapta capacidade humana ao matrimônio é precisamente o ponto de partida para ajudar os casais a descobrir a realidade natural do matrimônio e o relevo que tem no plano da salvação", salientou o Papa.

Há, segundo o Código de Direito Canônico da Igreja, dezenove motivos para nulidade do casamento:

A. Falhas de consentimento (cânones 1057 e 1095-1102)

1. Falta de capacidade para consentir (cânon 1095)
2. Ignorância (cânon 1096)
3. Erro (cânones 1097-1099)
4. Simulação (cânon 1101)
5. Violência ou medo (cânon 1103)
6. Condição não cumprida (cânon 1102)

B. Impedimentos dirimentes (cânones 1083-1094)

7. Idade (cânon 1083)
8. Impotência (cânon 1084)
9. Vínculo (cânon 1085)