A Igreja e a Mídia:

Se a Igreja não se faz presente na mídia, perde a ocasião de Evangelização

Madri, 13 fev (RV) - Os meios de comunicação sejam como “uma mão estendida a tanta gente que busca e tem uma profunda nostalgia de Deus”. Foi o auspício do presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, o arcebispo Claudio Maria Celli, em pronunciamento feito ontem em Madri, na Espanha, na Assembléia dos delegados diocesanos dos meios de comunicação social. São os vários contextos e as várias culturas que requerem “modalidades diferentes de presença e de linguagem”, afirmou Dom Celli, para quem “embora a visibilidade da Igreja nos meios de comunicação não garanta que se esteja evangelizando, uma ausência de visibilidade é sinal de carência na evangelização”. Portanto _ prosseguiu o arcebispo _ é necessário que os comunicadores católicos tenham consciência de qual é a imagem da Igreja que o povo percebe, visto que “essa percepção condiciona a missão que nos é confiada”. Dom Celli considerou realisticamente as dificuldades que a Igreja deve afrontar num setor, como o setor midiático, no qual “no lugar da mensagem da fé, se privilegia o espetáculo; no lugar da tradição, se privilegiam as novidades; no lugar dos bens espirituais, os fenômenos tangíveis; no lugar da estrutura eclesial, a democracia liberal; no lugar do Magistério, se privilegiam os dissidentes; no lugar da complexidade teológica, a banalidade da comunicação”. Recordando a Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que _ observou _ “coloca os comunicadores diante da necessidade de tomar decisões” e de se tornar “servidores de uma sociedade livre democrática e participativa”, o presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais concluiu com um apreço àquelas pessoas que trabalham nos meios de comunicação e que _ frisou _ “nem sempre são valorizadas em seu esforço de serviço à verdade”. (RL)
Autor: Dom Claudio Maria Celi