48ª Assembleia Geral da CNBB:

Na última terça-feira, dia 4, às 7h, no Santuário Dom Bosco, foi celebrada a primeira Missa da 48ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que acontece em Brasilia (DF). A celebração foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, e concelebrada pelo Arcebispo de Mariana (MG) e presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha; pelo Arcebispo de Brasília (DF), Dom João Braz de Aviz, e os demais bispos.

A Missa de abertura contou também com a participação especial dos novos bispos nomeados pelo Papa Bento XVI ao longo do último ano e início de 2010. Logo no início da celebração, o presidente da CNBB agradeceu a presença do núncio, representante do Papa, e, na pessoa dele, agradeceu ao Santo Padre por tantas nomeações para o Brasil.

Em sua homilia, Dom Lorenzo ressaltou a comunhão de toda Igreja com o Santo Padre e refletiu sobre a paz tão desejada no mundo atual e o ensinamento deixado por Jesus Cristo, o protagonista dessa paz.

Dom Lorenzo Baldisseri explicou que, com a ressurreição de Jesus, a paz se torna um dom duradouro e permanente. “A paz que Jesus nos dá é a mesma que Ele deu a seus discípulos: ‘Não vo-la dou como o mundo a dá’ (João 14,27)”, e explicou que a paz do mundo é oposta àquela que Cristo nos dá.

O núncio recordou que a Igreja atravessa, atualmente, um momento de profunda tristeza e amargura exposta pela mídia por causa das fraquezas de alguns de seus membros, passíveis de juízo diante de Deus e nos tribunais humanos, e afirmou que “é tempo de oração e penitência”.

“Essa onda vai passar e a santidade da Igreja ficará intacta por causa de Jesus Cristo, sua cabeça”, destacou. E, recordando o tema do Congresso Eucarístico, “Fica conosco, Senhor”, ele atesta que “não estamos sozinhos diante dos desafios dos tempos contemporâneos”.

“O desejo dos discípulos de Emaus é o nosso desejo – a Eucaristia é nosso alimento, nossa força para enfrentar tudo”, disse. E concluiu dando as boas-vindas aos novos bispos. “Sintam-se bem acolhidos no início de seu pastoreio. Jesus, bom Pastor, sede vossa referência e exemplo no ministério”.
Fonte: CN Notícias