Paróquia Santo Antônio - Itapira - Diocese de Amparo
 
 

DESTAQUES

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:

DESTAQUES

FOTOS EM DESTAQUE

 

Sobre a Confissão:

O Sacramento da Penitência ou Reconciliação é mais um sacramento instituído por Jesus. O primeiro e principal Sacramento para o perdão dos pecados é o Batismo. Porém, para os pecados cometidos após o Batismo, é por meio do Sacramento da Penitência que o batizado se reconcilia com Deus e a Igreja. A Igreja recebeu o poder de perdoar os pecados pelo próprio Cristo: Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados, a quem os retiverdes, ficarão retidos (Jo 20, 22-23). É específico do ministério sacerdotal dar a reconciliação mediante a confissão e absolvição dos pecados. O fiel deve regularmente se confessar, ou seja, acusar-se de seus pecados (pensamentos, atos e omissões), sejam eles principalmente os pecados mortais. Pecados mortais são aqueles que assumem peculiarmente um grau de matéria grave, cometidos com liberdade e consciência. Também se deve confessar os pecados veniais, uma vez que o sacramento não só reconcilia Deus com seus filhos, mas confere a graça santificante. A cada confissão, Jesus, como o bom samaritano, limpa nossas feridas, passa remédio e zela para que ela não volte a infeccionar, por isso que é importante recorrer sempre, mesmo que não se tenha pecados mortais, à confissão. Confessar é o ato de dizer, de se acusar os pecados ao sacerdote, que ouve na pessoa de Cristo. Isso requer um exame de consciência bem feito, numa atitude de contrição, isto é, o arrependimento é indispensável para a eficácia sacramental. E mais, deve-se evitar contar histórias, comentários e explicações que possam amenizar o pecado ou escondê-lo. Como efeito, a confissão traz à alma a luz da presença de Deus, apagando os pecados, e confere ao penitente a graça santificante, se perdida, ou a aumenta no caso de haver somente pecados veniais. Enfim, todos devem evitar as ocasiões de pecados, mas se, pelas fraquezas, ofender-se a Deus, pode-se encontrá-lo esperando diante de tal grande Sacramento de amor e misericórdia.
 
Comentários: Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário!
Imprimir
 
 
 

DESTAQUES

Topo Direita

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber atualizações do nosso site:

DESTAQUES

VÍDEO EM DESTAQUE