Encerramento do Ano Sacerdotal:

Papa explica sentido do sacerdócio em celebração com 15 mil padres

Mais de 15 mil sacerdotes de 97 países e uma multidão de fiéis, todos reunidos na Praça de São Pedro para a Santa Missa de encerramento do Ano Sacerdotal.

A amplitude no número de pessoas presentes na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus combina com o tamanho da missão que se abre para o futuro da Igreja, arraigada na certeza de que "Deus é realmente a maior grandeza que se oculta na palavra sacerdócio ", como ressaltou o Papa durante a homilia.

"O sacerdócio não é um simples ofício , mas sim um sacramento: Deus se vale de um homem com suas limitações para estar, através dele, presente entre os homens e atuar em seu favor", ressaltou.

Da mesma forma, indicou qual o fundamento do verdadeiro sacerdócio. "O perene fundamento, assim como o critério válido de todo o ministério sacerdotal, que deve estar sempre no coração de Jesus e ser vivido a partir d Ele".

O Santo Padre afirmou que os sacerdotes devem comunicar às pessoas a alegria de terem encontrado o caminho correto, bem como serem pessoas "que, em comunhão com seu amor [de Deus] pelos homens, cuidemos deles, lhes façamos experimentar em concreto esta atenção de Deus".

O Pontífice também ressaltou: "Senhor, nas trevas da tentação, nas horas das trevas, em que todas as luzes parecem apagar-se, mostra-me que tu estás ali. Ajuda-nos a nós, sacerdotes, para que possamos estar junto às pessoas que, nessas noite escuras, nos foram confiadas, para que possamos mostrar-lhes tua luz". E concluiu afirmando: "Te agradecemos a graça do ministério sacerdotal. Senhor, abençoai-nos e abençoai a todos os homens deste tempo que estão sedentos e buscando. Amém!"

Homilia de Bento XVI no encerramento do Ano Sacerdotal
Fonte: Canção Nova