Lélio Coluccini, o escultor:

Lélio Coluccini nasceu em três de dezembro de 1910, na região da Toscana, na Itália.
Veio para o Brasil quando tinha dois anos de idade. A princípio, a família de artesãos do mármore se estabeleceu na cidade de São Paulo, mas logo mudaram-se para Campinas onde fundaram a Marmoraria Irmãos Coluccini.

Aos sete anos, Lelio já gostava de brincar de fazer esculturas e aos nove realizou sua primeira escultura em argila: uma cabeça de Cristo.
Voltou para a Itália, em 1924, para aprimorar seus estudos em Artes Plásticas.

Retornou ao Brasil em 1931 e montou um Ateliê na sede da Marmoraria Irmãos Coluccini.
Logo depois, já com três significantes trabalhos, realizou uma mostra na Casa Genoud, em Campinas-SP.

Mudou-se para São Paulo, em 1937, e casou-se com Luísa Ippoliti, mãe de sua filha Maria Helena. Dez anos depois, já separado, retornou a Campinas. Em 1954, casou-se com Conceição Freire com quem teve o filho Alfredo Lelio.

Lelio foi um artista que sempre gostou de experimentar novos materiais e novas técnicas. Trabalhou com argila, mármore, granito, terra-cota, gesso e cortiça. Desenvolveu técnicas de pátinas, que resultaram em acabamentos primorosos que valorizaram ainda mais seu trabalho como escultor.

Mas Lelio não limitava suas novas técnicas às esculturas, sua pintura e em seus desenhos tinham sempre seu toque pessoal.

Lélio é artista autor da via sacra, escultura de Nossa Senhora, e escultura interna (lateral) e externa do Santo Antonio da nossa Matriz.