O que é o Dízimo?:

A palavra DÍZIMO quer dizer 10%, ou dez de cada cem. O DÍZIMO é a devolução, contribuição, ato de amor e gesto de partilha. Nós não pagamos o Dízimo; nós devolvemos o Dízimo, já que tudo o que somos e temos pertence a Deus.

DÍZIMO é uma íntima e profunda relação entre a criatura e o criador, pois Deus é o criador de todas as coisas e de todos. Se produzimos é porque ele criou as condições.

Hoje quando se fala em Dízimo, antes da contribuição em dinheiro, devemos entender a participação do cristão na comunidade. A oferta do dízimo será decorrência desta participação.

Quando ofertamos o dízimo devemos faze-lo como oração e agradecimento a Deus, no íntimo do nosso coração, e não apenas depositar o envelope, como muitas pessoas fazem.

O Dízimo não pode ser o que sobra, mas sim, a primeira coisa a ser paga, pois para Deus não podemos dar o resto e sim as primícias, como diz a Bíblia no Gn 4,1-8 na passagem de Caim e Abel. Antes de definir o quanto vamos devolver devemos pedir inspiração a Deus, para fazer-mos justiça com a comunidade.

Muitas pessoas ficam receosas de que dando O DÍZIMO irá faltar em sua casa! Deus nos dá tanta coisa que se percebêssemos ficaríamos assustados com tanto amor e misericórdia.

Aquele que tem pouco, dê pouco, mas aquele que tem muito não precisa ter medo de dar muito. Conforme a Bíblia, ele vai receber de Deus a recompensa, não que Deus se deixe comprar. Mas quem dá de coração, mora no coração de Deus. Quem dá com cálculos, recebe só calculado, no que ele mesmo deu. O Dízimo é assim. Uma maneira de nos libertar do egoísmo, da cobiça, da escravidão às coisas materiais, da solidão. Porque no Dízimo expressamos o nosso compromisso com a comunidade a que pertencemose assim seremos mais participantes.

Assim o Senhor nos diz (Ml 3, 10-12):

Pagai Integralmente os Dízimos ao tesouro do templo para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência, diz o Senhor dos exércitos, e vereis se não vos abro os reservatórios dos Céus e se não derramos a minha benção sobre vós muito além do necessário ...