Igreja contra Fome:

Papa diz que Igreja está disposta a trabalhar para derrotar a fome

O Papa Bento XVI escreveu uma mensagem ao diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), Jacques Diouf, por ocasião do Dia Mundial da Alimentação 2010. A data é celebrada nesta sexta-feira, 15, e tem como tema "Unidos contra a Fome".

"A Igreja está sempre pronta a trabalhar para derrotar a fome", assegura o Pontífice na mensagem.

Mensagem de Bento XVI para Dia Mundial da Alimentação 2010

O Papa lembrou que é preciso dar ao setor da agricultura sua apropriada importância.

"Todos precisam dar prioridade a um dos mais urgentes objetivos da família humana: a libertação da fome. A fim de alcançar essa liberdade, é necessário assegurar não somente que o alimento suficiente esteja disponível, mas também que todos tenham acesso diário a ele", complementa.

O Bispo de Roma destaca a caridade como meio capaz de colocar um fim às divisões e conflitos, tornando os bens da terra acessíveis a todos os povos. Ele recorda também que o autêntico desenvolvimento humano não pode levar em consideração apenas a satisfação das necessidades materiais da pessoa.

"O desenvolvimento autêntico não está simplesmente em função do que uma pessoa tem , mas deve abranger valores mais elevados de fraternidade, solidariedade e bem comum", defende.

O Santo Padre salienta a responsabilidade dos países desenvolvidos em providenciar auxílio às crescentes necessidades do mundo. "Eles não podem simplesmente permanecer fechados em si mesmos: tal atitude não ajudaria a resolver a crise", diz.

Finalmente, indica que a eliminação da fome e desnutrição exige que os obstáculos dos interesses próprios sejam superados e deem lugar a uma "frutífera gratuidade, manifestada na cooperação internacional como expressão de genuína fraternidade".
Fonte: Canção Nova