Dom Cipolini é Ordenado Bispo:

Na terça-feira, 12 de outubro, dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, foi realizada às 16h na Catedral Metropolitana de Campinas a Solenidade de Ordenação Episcopal do Monsenhor Pedro Carlos Cipolini, bispo eleito da diocese de Amparo. A cerimônia foi presidida por dom Bruno Gamberini, Arcebispo Metropolitano de Campinas e teve como co-sagrantes: dom Francisco José Zugliani, bispo emérito da diocese de Amparo e dom Benedito Beni dos Santos, bispo da diocese de Lorena. Estiveram presentes também vários bispos do Brasil, sacerdotes, diáconos, seminaristas, autoridades de Campinas e região e um grande número de fiéis vindos das paróquias da Arquidiocese de Campinas e da Diocese de Amparo.

A ordenação teve início com a leitura da Bula Papal nomeando o Mons. Pedro Carlos Cipolini como bispo da Igreja, pelo Papa Bento XVI, em 14 de julho, para suceder dom Francisco José, bispo de Amparo, que renunciou ao cargo ao completar 75 anos. Em seguida, seguiram-se os ritos da Igreja Católica para a Ordenação Episcopal.

Ao final da celebração, já como bispo ordenado, dom Pedro Carlos, discursou dedicando esse momento especial em sua vida à Deus Pai e agradecendo a todos os fiéis presentes, seus familiares, ao Papa Bento XVI que a ele lhe confiou ser bispo da Igreja e em especial a dom Bruno Gamberini pelos ensinamentos ao longo de sua caminhada sacerdotal. Pediu o apoio a dom Francisco José e aos sacerdotes junto às paróquias da diocese de Amparo.

Dom Pedro Carlos Cipolini, que é natural da cidade de Caconde/SP, terá pela frente a missão de guiar o rebanho de católicos das 11 cidades da diocese (Amparo, Águas de Lindóia, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Itapira, Mogi Mirim, Holambra, Jaguariúna, Pedreira e Santo Antônio de Posse) e mais de 400 mil pessoas.

A posse solene do novo Bispo de Amparo será no dia 24 de outubro, às 16h00, na Catedral Nossa Senhora do Amparo. Lembramos que devido as eleições a celebração que aconteceria no dia 31 foi antecipada para dia 24.

Dom Pedro Carlos Cipolini

Nascido no dia 4 de maio de 1952, na cidade paulista de Caconde, monsenhor Pedro Carlos Cipolini ingressou em 1973 no Seminário Central do Ipiranga, pela diocese de Franca (SP). Foi ordenado padre no dia 25 de fevereiro de 1978, e incardinado no clero de Campinas em 1987. Monsenhor Pedro é doutor em Teologia, pela Universidade Gregoriana, Itália.

Monsenhor Pedro Carlos Cipolini foi nomeado, em 2003, pelo presidente da CNBB, membro da comissão teológica de peritos, da Comissão de Doutrina da Fé; é assessor da Comissão em Defesa da Vida da arquidiocese de Campinas e foi nomeado Membro do Cabido Metropolitano de Campinas, em 16 de março deste ano. Era pároco da paróquia Nossa Senhora do Carmo e professor da Universidade Católica em Campinas.
Fonte: Diocese de Amparo